top of page

Receita | Lentilha com feno-grego

Atualizado: 3 de fev. de 2022


Quem é do biotipo vata (Ayurveda) sabe muito bem o incômodo estomacal em consumir leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, entre outras, pois são alimentos que promovem a formação de gases e causam mal estar estomacal. Pessoas que não são deste biotipo também são suscetíveis à estes efeitos, porém em menor grau.


Por isso, temperar estes pratos com ervas e especiarias digestivas é primordial, além de deixar estas sementes de molho na água por pelo menos 8 horas.


Uma combinação clássica e super funcional para isto é lentilha com sementes inteiras de feno-grego (Trigonella foenum-graecum), uma das primeiras receitas que os alunos aprendem durante o curso de A Ciência dos Temperos, o qual também leva a técnica do tadka.




Lentilha com feno grego

Ingredientes: 1 xícara de lentilha crua 4 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de feno grego (grãos inteiros) 1 colher (café) de pimenta calabresa em flocos Sal para tudo para temperar




Modo de preparo: deixe a lentilha de molho por 10 horas, neste período troque a água duas vezes. Lave e escorra. Em uma panela, aqueça o azeite, adicione o feno grego, deixe despertar por 3 minutos e adicione a pimenta calabresa por 1 minuto apenas. Em seguida, adicione a lentilha. Refogue bem, coloque a água e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até amolecer a lentilha, sem desfazê-la. Adicione sal a gosto e está pronta para ser servida.

Essa receita é sucesso garantido, por aqui os amigos e familiares comem de colher de tanto que amam.


Quer aprender mais sobre a alquimia dos temperos, garanta as últimas vagas para o curso A Ciência dos Temperos aqui.


427 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page