Existem inúmeras dicas para você ter uma horta abundante sem gastar quase nada! A primeira forma de não ter custos na hora de começar a horta é através das sementes que já tem em casa. A sua despensa é pura riqueza, nela você tem muitas sementes que pode germinar‼️
As leguminosas, como grão de bico, lentilha e ervilha, são as mais fáceis de pegar e cuidar, porém são trepadeiras.
Seus temperos também tem muito potencial, coentro, funcho e erva doce são exemplos de ervas aromáticas que você pode germinar...
As frutas então‼️ Nem se fala‼️ Lichia, caju, abacate, tomate, berinjela...tudo isso também pode virar novas mudas.
Quando você (ou algum amigo, parente ou vizinho) já tem algumas plantas plantadas e desenvolvidas a sugestão é usa-las para fazer novas mudas. Certas plantas a gente pode comprar só uma vez na vida e reproduzi-las irrestritamente por clonagem.
Um exemplo são as lindas espadas de São Jorge, uma folha pode dar muitas novas mudas, basta você corta-las em pedaços de uns 10 cm e deixá-los ou na terra ou na água para enraizar, uma típica estaquia de folhas. Viva a autonomia!!
Outras plantas que podem ser reproduzidas por clonagem:
• Hortelãs: estaquia de ramos ou divisão de touceiras; • Manjericão: estaquia de ramos; • Zamioculca: divisão de touceiras ou estaquia de folhas; • Costela de adão: divisão de touceiras; • Kalanchoes (flor da fortuna): estaquia de folhas; • Capim santo: divisão de touceiras; • Batata: estaquia de ramos ou brotamento.
Sem falar na possibilidade de colheita de semente, ou seja, você não precisa gastar rios de dinheiro para ter as plantas que deseja, pode até mesmo não gastar nada e trocar com vizinhos e amigos mudas, brotinhos e sementes!
Algumas espécies que produzem sementes (reprodução sexuada) abundantemente e são ótimas para semear em casa: manjericão, brócolis, salsinha, cebolinha, tomate, pimentas e diversas flores comestíveis, como capuchinha, cravina, tagete e calêndula.
Viu só! Não adianta falar que não tem dinheiro para começar uma horta. Começa ela agora.
Aprenda a reproduzir corretamente as plantas no meu curso presencial Horta de Ervas Medicinais e Culinárias que acontecerá no dia 02/fevereiro das 9h às 16h na Rosa de Luz (Aclimação, São Paulo). Saiba mais aqui.