Até hoje, nunca vi uma páprica que não tivesse glutamato monossódico, umas em grandes quantidades e outras em quantidades quase imperceptíveis. Esse aditivo realçador de sabor que faz mal à saúde em grandes quantidades e consumo frequente. Se você deseja consumir ela de qualquer forma, priorize a páprica doce, pois as defumadas e picantes tendem a ter maiores concentrações e abaixo eu te explico a identificar a presença dele na mistura e a sua quantidade.
O glutamato monossódico é um cristal de sal, ele pode ser colorido (e é) artificialmente em uma tentativa de encobri-lo, porém não tem como ele ficar invisível. Para identificar basta ir ao sol com o seu tempero e mexê-lo, o glutamato parece os grãos de areia da praia, uns mais escuros e outros mais claros e todos levemente brilhantes ao sol.
Quando em grandes concentrações, como no vídeo abaixo, a páprica não fica em pó totalmente e a textura é realmente de areia devido aos grãos do aditivo.
(a cor do tempero também não é nada natural, ou seja, tem corante também)
Esse realçador de sabor não é exclusividade das pápricas, muitos (muitos) dos temperos em pó a venda no comércio, principalmente aqueles que são uma mistura, como tempero para carnes, tempero baiano, masalas, curry e zaatar, possuem esse aditivo. Faça o teste aí e me conta.
Claro que existem pápricas que possuem menos glutamato monossódico ou até sem, basta saber escolher a marca ou local de compra. E lembro também que ele está presente naturalmente em alguns tipos de alimentos, é o sabor umami, sem ofertar qualquer risco à saúde, porém aqui estou falando do glutamato adicionado e em grandes quantidades. A legislação brasileira devia estar ao lado do consumidor e obrigar as empresas a sinalizarem quando tivesse esse aditivo, ou outros, nos temperos secos para que todos possamos comprar conscientes de aquilo ser um tempero puro ou não.
Para aqueles que querem fazer seus próprios temperos (secos ou frescos) como uma forma de garantir qualidade em casa eu tenho o curso Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos que está com inscrições abertas para a última turma do ano. Um curso ideal para quem quer ter as ervas, especiarias e temperos como aliados da saúde e não vilões. Importante: nesse curso compartilho marcas e locais que confio para comprar seus temperos (indicações para Brasil, Portugal, França, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália).
Comments