Confusões botânicas | Trevo vermelho

Já falamos por aqui da confusão botânica feijão borboleta e plantas do gênero Centrosema e, dessa vez, iremos abordar o tema trevo-vermelho x perpétua-roxa.


O trevo-vermelho (Trifolium pratense) é uma planta muito parecida com a perpétua-roxa (Gomphrena globosa), porém são de espécies completamente diferentes, como podemos ver pelos seus nomes científicos. O trevo-vermelho é também de outra família botânica (Fabaceae) e tem ação medicinal diferente. Aqui tem um texto só da perpétua e suas características, seguiremos falando do trevo.





Ele é considerada um trevo verdadeiro, as plantas que chamamos de trevo aqui no Brasil, todos eles, não são trevos verdadeiros. Os verdadeiros são do gênero Trifolium, e não Oxalis. Ou seja, muito provavelmente você nunca viu um trevo da sorte (o de quatro folhas)...eu nunca vi! Ele só cresce em regiões específicas da Europa, assim como os demais trevos.


O trevo-vermelho é rico em fitohormônios, similares ao estrógeno, por conta disso é usado no tratamento de sintomas de menopausa e prevenção de osteoporose. Uma ação diferente da perpétua. Suas inflorescências são comestíveis e delas também podemos fazer infusões.


Essa é uma planta medicinal bem reconhecida e conhecida no herbalismo, porém não é cultivada comumente no Brasil. Eu nunca vi pra vender sementes ou mudas. Somente compramos as partes secas para preparados terapêuticos.


Estude as plantas medicinais durante o curso Introdução ao Herbalismo, descubra mais aqui.


#trevovermelho #plantasmedicinais #herbalismo #confusoesbotanicas

Posts recentes

Ver tudo

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br