top of page

Como eliminar aroma de peixe?

Quer fazer peixe, porém não quer sentir aquele aroma de peixe na comida e na casa? A galanga (ou galangal) é uma ótima especiaria para isso.




Seus rizomas, similares ao gengibre, possuem um sabor levemente adocicado e pungente e podem ser utilizados como tempero de peixe com essa finalidade de neutralizar o aroma. Por aqui, uso tanto ele seco (em pó - esse meu é da Grão-Vizir Especiarias e Masalas - ou em pedaços) como fresco (tenho a planta na horta).





Algumas alternativas, se não quiser necessariamente temperar e sentir o sabor dele no prato {eu amo o sabor}:


- Marinar por algumas horas o peixe cru em infusão fria. Cuidado com os tipos de carnes moles, pois podem desfazer nesse processo.


- Se for fazer na forma frita, basta colocar algumas lascas do rizoma no óleo durante a fritura.


- É possível também fazer um extrato botânico alcoólico com ele para servir de spray de ambiente para eliminar o aroma de peixe {receita abaixo}.



 


Receita de Spray para Eliminar Aroma de Peixe:


2 colheres (sopa) de galanga em pó


100 ml de vodca sem sabor


1 vidro (com tampa) sanitizado de 120ml


Modo de preparo: coloque a galanga e a vodca no vidro, tampe e chacoalhe por 1 minuto. Deixe em local protegido do sol e a cada 2-3 dias chacoalhe o vidro. Após 28 dias, coe com um filtro de café e coloque em um recipiente de spray. E está pronto para ser usado, basta algumas borrifadas para eliminar o cheiro de peixe da casa. Validade: 1 ano após coado.


118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page