top of page

Receita | Sal de Salsão

Atualizado: 3 de fev. de 2022

Ter autonomia para preparar seu próprio alimento não é apenas sobre economizar dinheiro. Sabemos que nem sempre fazer algo em casa será mais barato do que algo comprado/industrializado. Porém, temos certeza que será muito mais saudável, com menos substâncias nocivas à saúde.


Falando de temperos, nem sempre vamos conseguir identificar com facilidade a presença de substâncias tóxicas à saúde, como glutamato monossódico e benzeno (cancerígeno). Ontem um aluno do curso Fitogastronomia me perguntou lá no portal do curso se tinha uma maneira eficiente de identificar o benzeno nos temperos. Respondi que não tem uma 100%, mas temos bons indícios. Nos temperos, o benzeno vem de corantes sintéticos, por isto se observar uma cor que foge ao natural, muito provavelmente tem…por exemplo, cúrcuma ou páprica fluorescente. Glutamato já identificamos de outra forma.


Pensando nisto, te proponho a possibilidade de ter autonomia de fazer seu próprio sal de ervas. Compartilho aqui uma receita super simples de Sal de Salsão, o salsão ou aipo auxilia na diminuição do consumo de sódio e também e ótimo remineralizante do corpo. Além disso tudo, é saborosa.


Ingredientes:

1/3 xícara de sal grosso

1 xícara de salsão/aipo seco (folhas e talos)


Modo de preparo: triture todos os ingredientes em um mixer ou processador. Processe até adquirir uma consistência de média a fina.




Armazene em um pote de vidro esterilizado e use-o em até 6 meses.


Quer ter autonomia para produzir seus próprios temperos, masalas, blends de chás, cosméticos, escalda-pés? Participe de nossos cursos dentro do Festival Autonomia com Plantas, são 9 cursos com inscrições abertas e todos com 15% de desconto 😱 Até quando? Até preenchermos todas as vagas de cupons! Depois disso o curso fecha as inscrições e volta a abrir lá por março/22.



Descubra aqui como desidratar ervas frescas, como no caso do salsão...



1.182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page