top of page

Comfort Food | Bolo de Banana, Cacau e Canela

Falei anteriormente por aqui como os alimentos têm o poder de atuar nas nossas emoções e que as comidas afetivas são um exemplo disto (veja o post completo aqui) e hoje a receita que decidi compartilhar se enquadra nisto, um bolo de banana, cacau e canela que vai além do sabor e aroma, é um prato que acolhe nosso ser.




Ingredientes:

3 bananas nanicas maduras bem amassadas

3 ovos

1/2 xícara/chávena de farelo de aveia

1/2 xícara/chávena de farinha de trigo

1/2 xícara/chávena de açúcar mascavo

1/2 xícara/chávena de óleo de coco

1/4 de xícara/chávena de cacau em pó

2 colheres (sopa) de linhaça em grãos

1 colher (sobremesa) de canela em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó



Modo de preparo:


Como falamos em nosso curso de Fitogastronomia, saber o momento correto de colocação das partes aromáticas de uma receita é essencial para ter um resultado final aromático, saboroso, mas também contendo propriedades medicinais que irão atuar no físico, mental e emocional. Ou seja, não adianta colocar de qualquer jeito as ervas aromáticas e especiarias em uma receita para ter seus benefícios, precisa saber quando e como adicioná-las.


Por conta disto, primeiramente, iremos misturar a canela em pó no óleo de coco, o qual deve estar em estado líquido (aqueça-o em banho-maria, se necessário). Depois disto, colocaremos os ovos nesta mistura, a qual não deverá estar quente, senão o ovo irá cozinhar.


Depois de misturado o óleo de coco, canela e ovos, chegou a hora de misturar todas as partes secas. Vá adicionando aos pouco e misturando. Por último, coloque a banana amassada e misture novamente. Queremos um bolo que tenha uma aparência quase de brownie, por isto não se preocupe se alguns pedaços de banana estiverem maiores.


Unte uma forma com óleo de coco, despeje a mistura e asse em forno pré-aquecido à 230°C, aproximadamente. Quando estiver assado por completo, polvilhe (com auxílio de uma peneira) um pouco de cacau em pó e canela por cima.



Voilà, está pronto!


Casa aromatizada, barriga feliz e coração quentinho :)



**inscrições abertas para o curso A Ciência dos Temperos: Fitogastronomia**





292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page