top of page

Ervas e especiarias aliadas do outono/inverno

Atualizado: 19 de mar. de 2023


As ervas e especiarias são nossas eternas aliadas, oferecem nutrição e sustentam nossa saúde. Cada uma delas é capaz de oferecer um benefício diferente, por exemplo, orégano é altamente antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e as doenças relacionadas à esse, já a salsinha, é depurativa do sangue e regulariza a menstruação.

Porém, existem ervas e especiarias aliadas do outono/inverno, quais tem a capacidade de aquecer o corpo e/ou tratar e prevenir males oriundos dessa época mais fria. Adicione-as à sua alimentação e você passará por essas estações com mais saúde física e emocional. E quem são elas:

Cebolinha (Allium fistulosum): tempero rico em vitamina C, auxiliando no fortalecimento da saúde. Também considerada expectorante, perfeita para tratar a presença de catarro nos pulmões e seios nasais.

Cúrcuma (Curcuma longa): ótima para aquecer o corpo, além de altamente anti-inflamatória e hepatoprotetora. Perfeita para passar aquelas dores corporais relacionadas ao frio. Coringa das refeições de inverno que precisam oferecer mais energia.

Gengibre (Zingiber officinale): esse rizoma e o tempo frio tem tudo a ver. Além de aquecer o corpo, é um bom expectorante, se tornando aliado no tratamento de gripes e resfriados. Ótimo para evitar o mal de inverno, desânimo recorrente dos dias mais curtos e de céu mais nublado. Use com moderação, pois pode causar muita agitação, ardência estomacal e elevar a pressão.

Pimentas (Capsicum sp.): aceleram o metabolismos, oferecem animo e dispensam a preguiça, além disso são desintoxicantes. Cuidado se você possui problemas estomacais, como gastrite, pressão alta e hemorroidas.

Sálvia (Salvia officinalis): essa saborosa erva faz perfeita combinação com pratos mais pesados de invernos, como sopas, ensopados, carnes, tubérculos e abóbora. Medicinalmente, é aliada no tratamento das congestões nasais e dores de garganta.

Além dessas citadas, existem muitas outras, como alho, alecrim, nirá e guaco. Adicione essas preciosidades sempre frescas e orgânicas ao seu dia a dia e ganhe mais saúde.

Quer aprender mais sobre as ervas e especiarias? Confira nosso curso A Ciência dos Temperos: Fitogastronomia.







608 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page