O que é pimenta-síria e como fazer
- Gabi Pastro - herbalista
- 10 de jun.
- 2 min de leitura

O termo ‘pimenta síria’ sempre gera discussão, uns consideram ser apenas a pimenta-da-jamaica (Pimenta dioica) moída e outros um baharat, uma mistura de especiarias. Não tem certo ou errado, mas é importante saber disto na hora de comprar ela pronta e perguntar sua composição para ter certeza o que está comprando. Como sei da má procedência dos temperos em pó prontos, prefiro fazer em casa a minha mistura, já que, em muitos casos, adicionam até açuçar na pimenta-síria comercial.
Outra discussão são os ingredientes que a compõe essa mistura, cada local ou tradição tem sua receita típica. Essa é a minha, a qual ensino no curso Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos.
INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de pimenta-da-jamaica em grãos
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
2 colheres (chá) de macis ou 1 colher (chá) de noz-moscada
1 colher (chá) de noz-moscada ralada (adicione mesmo se for usar ela, ao invés do macis)
15 botões de cravo-da-índia
PREPARO
Desperte as especiarias inteiras por 3 minutos na frigideira quente e, depois de frias, triture no moedor ou pilão. Desper faz diferença, pois a mistura fica muito mais aromática.
DURABILIDADE
3 meses, se bem armazenada em vidro com tampa e no armário. Depois deste período, a mistura perderá muito do seu aroma e sabor, por isso indico o consumo mais breve possível.
USOS
Podemos utilizar para temperar pratos árabes, como quibe, lentilha, arroz com lentilha, entre outros. Uma alternativa é usar para fazer um delicioso bolo de especiarias.
Aprenda mais sobre os usos e tradições das ervas, especiarias e misturas pelo mundo no curso Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos.

Comments