Sal Grosso com Ervas




Se tem uma alquimia que amo, ela é a dos sais aromatizados. Meu Deus, dá para faze-los de inúmeras formas...frescos, secos, inteiros, moídos e tantos mais. Amo esse tema!

E como sempre,  vai chegando o fim do ano e começo a compartilhar por aqui opções legais para fazerem (vocês mesmos) de presentes para aquelas pessoas especiais. Essa receita é uma delas. 

Sal Grosso com Ervas

  • 1 e 1/2 xícara de sal grosso, como sempre  falo em aula, use o sal grosso comum e fuja do sal do Himalaia

  • 1 xícara de ervas frescas mais rígidas, como alecrim, segurelha, zaatar e até mesmo manjerona e orégano - em galhos mesmo, não precisa picar

  • 1 vidro de 300 ml (já esterilizado)

Fazer esse sal é super simples, precisará apenas ir montando camadas alternadas de sal grosso e erva fresca. Comece colocando o sal grosso no fundo, mais ou menos um dedo de altura e acima acomode as ervas frescas e repita até chegar ao fim do vidro. Para melhor conservação é ideal que a camada de sal seja 2x mais espessa que a de ervas. Após isso, basta fechar, deixar em armário protegido da luz por 20 dias pelos mesmos e após isso comece a usar o sal, o qual estará aromatizado e a erva também (se desejar), a qual estará seca. 

Use-o para temperar batata ao murro, abóbora de forno, raizadas, carnes e muito mais. Lembre-se apenas que o sal grosso não é facilmente diluído e que ele tem mais sódio que o sal comum, use com moderação. 

Observações:

- Não é indicado usar ervas frescas muito úmidas, como manjericão e hortelão, pois poderão umedecer o sal. Assim como não usar ervas secas, pois quando secas não irão disponibilizar sabor e aroma para o sal, a disponibilizado acontece com a secagem da erva no pote.

- Tenha certeza que a erva que irá usar está completamente seca por fora, ou seja, sem resquício da água que a lavou.

- Você poderá fazer de uma única erva, o pote da foto fiz apenas de orégano, ou um mix de ervas

E aí, o que achou? Bora fazer!? Depois me conte.


#salaromatizado #saldeervas #saisaromatizados #saldeervas #fitogastronomia #acienciadostemperos #herbalismo

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br