Se tem uma alquimia que amo, ela é a dos sais aromatizados. Meu Deus, dá para faze-los de inúmeras formas...frescos, secos, inteiros, moídos e tantos mais. Amo esse tema!
E como sempre, vai chegando o fim do ano e começo a compartilhar por aqui opções legais para fazerem (vocês mesmos) de presentes para aquelas pessoas especiais. Essa receita é uma delas.
Sal Grosso com Ervas
1 e 1/2 xícara de sal grosso, como sempre falo em aula, use o sal grosso comum e fuja do sal do Himalaia
1 xícara de ervas frescas mais rígidas, como alecrim, segurelha, zaatar e até mesmo manjerona e orégano - em galhos mesmo, não precisa picar
1 vidro de 300 ml (já esterilizado)
Fazer esse sal é super simples, precisará apenas ir montando camadas alternadas de sal grosso e erva fresca. Comece colocando o sal grosso no fundo, mais ou menos um dedo de altura e acima acomode as ervas frescas e repita até chegar ao fim do vidro. Para melhor conservação é ideal que a camada de sal seja 2x mais espessa que a de ervas. Após isso, basta fechar, deixar em armário protegido da luz por 20 dias pelos mesmos e após isso comece a usar o sal, o qual estará aromatizado e a erva também (se desejar), a qual estará seca.
Use-o para temperar batata ao murro, abóbora de forno, raizadas, carnes e muito mais. Lembre-se apenas que o sal grosso não é facilmente diluído e que ele tem mais sódio que o sal comum, use com moderação.
Observações:
- Não é indicado usar ervas frescas muito úmidas, como manjericão e hortelão, pois poderão umedecer o sal. Assim como não usar ervas secas, pois quando secas não irão disponibilizar sabor e aroma para o sal, a disponibilizado acontece com a secagem da erva no pote.
- Tenha certeza que a erva que irá usar está completamente seca por fora, ou seja, sem resquício da água que a lavou.
- Você poderá fazer de uma única erva, o pote da foto fiz apenas de orégano, ou um mix de ervas.
E aí, o que achou? Bora fazer!? Depois me conte.
Me inscrevi recentemente no site e já estou "seduzida" pela objetividade, cuidado e agradável interface de consultas. Para quem gosta de culinária, é um deleite.
Parabéns pelos Tomates com Ervas Aromáticas e pelo Sal com Ervas!
Ana