Independente de onde esteja, as mudanças de estações sempre abalam um pouco o nosso corpo, diversos fatores ambientais e internos {emocionais} mudam em nós. Por isso, nos dias que antecedem a mudança e alguns dias que sucedem as trocas é ideal preparar o corpo para a nova realidade e, com isso, podemos contar com as ervas.
As infusões sempre serão coringas para fortalecer a imunidade, urtiga, cúrcuma, manjericão santo {sagrado} e equinácea são plantas medicinais clássicas para isso.
Para aqueles que já estão sentindo-se com o corpo abalado, compartilho uma receita de xarope expectorante excelente {e delicioso } ...
Xarope misto expectorante
Combinação de plantas mucolíticas, expectorantes e calmantes. Ideal para casos de sinusite, gripes, resfriados e pequenas inflamações do sistema digestivo.
Ingredientes:
12 folhas de gerânio/malva (Pelargonium graveolens) fresca
10 ramos de aproximadamente 15 cm de melissa (Melissa officinalis) fresca
10 ramos de aproximadamente 10 cm de sálvia (Salvia officinalis) fresca
2 colheres (sopa) de gengibre (Zingiber officinale) fresco finamente picado
15 gotas de extrato natural de própolis
4 xícaras de água
1,5 xícara de açúcar
Modo de preparo:
Coloque o açúcar em uma panela, deixe derreter. Adicione a água. Adicione a malva, melissa, sálvia e gengibre e tampe parcialmente a panela. Deixe engrossar um pouco e apague o fogo. Espere esfriar, coe e coloque o própolis. Envase em um vidro esterilizado.
Consuma 1 colher 3x ao dia quando sentir-se com gripe ou resfriado.
Durabilidade: 4 meses na geladeira.
Faça e depois me conte! E para quem quer aprender mais sobre as plantas medicinais e como adiciona-las ao seu dia-a-dia, além de ter acesso à muitas (mais muitas) receitas como essa, aproveite e venha fazer parte do curso anual de Introdução ao Herbalismo. Estamos nos últimos dias de inscrição, corra para transformar as plantas em suas melhores aliadas.
Comments