top of page

Receita de Vinagre de Maçã Natural

Nada mais especial do que fazer nossos próprios produtos com ingredientes naturais que não agridem a nós e nem ao meio ambiente. Essa receita de vinagre de maçã natural é um exemplo disso, além de fácil e barata de fazer.




Ingredientes:

3 maçãs (qualquer tipo)

1 L de água sem cloro

50 ml de vinagre, kombucha original ou mãe de refrigerante selvagem (escolha o que tiver mais facilidade de encontrar) - isso é um "fermento" para a produção do vinagre


Utensílios:

Vidro de 2 L sanitizado

Voil ou papel toalha para cobrir a boca do pote e colher de madeira para mexer

Elástico



Procedimento:

Basta picar bem as maças, coloca-las no vidro e, após isso, adicionar a água e o "fermento" escolhido. Mexa bem e cubra a boca do pote com o papel ou voil e amarre com um elástico para não sair. O tempo de maceração será entre 20 a 40 dias, quanto mais deixar mais avinagrado ficará. Porém o importante é mexer sempre, idealmente uma vez ao dia e com uma colher de madeira sanitizada (limpa). Durante esse período deixe o pote em ambiente protegido de luz, seja ela natural ou artificial. Após pronto, basta coar, armazenar em garrafa de vidro e deixar dentro da geladeira. A durabilidade é de meses, porém ela dependerá do quanto foi cuidadosa com a sanitização (limpeza) durante o processo todo.


Veja o vídeo abaixo que publicamos em nosso Instagram para entender melhor como fazer.





Como sei que está pronto? Quando a mistura para de soltar bolhas, ou seja, de fermentar.


Onde usar? Culinária, limpeza da casa, lavagem de roupas, auxiliar no tingimento natural ou até mesmo para preparar um extrato medicinal à base de vinagre como o fire cider.


Quem vai fazer?? Queremos ver suas receitas por aí, publique no Instagram e marque @hortasesaberes para vermos.



Mais uma de nossa série #receitashortasesaberes


Ano que vem tem turma nova de Fitogastronomia e a lista de espera está rolando lá no contato@hortasesaberes.com.br. No curso, falamos mais profundamente de fermentação de alimentos.




518 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page