top of page

Manjerico e as Festas de Santo

Atualizado: 25 de jun. de 2022



Dia de São João e mais uma vez as plantas fazem presença em um momento importante do calendário humano. Em Portugal, as festas de São João (24/06), Santo Antônio (13/06) e de outros santos são simbolizadas pelo manjerico (Ocimum minimum; manjericão mini). É comum vermos vitrines de lojas e sacadas da vizinhança com essa aromática nessa altura do ano.

Tradicionalmente, o manjerico era ofertado em vaso na altura de Santo Antônio (santo casamenteiro) pelos pretendentes a suas amadas como uma sinalização de interesse de casamento. Se a amada cuidasse bem dessa erva a ponto que ele vivesse até o próximo Santo Antônio, era sinal de comprometimento.

Além da planta, o vaso traz também um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com um verso popular referindo-se ao amor.

Ainda diz-se que ao receber um vaso de manjerico nunca devemos cheira-lo diretamente, pois ele morre. Apenas podemos passar as mãos em suas folhas e depois cheirar as mãos. Esse dito popular tem forte relação com o fato do manjerico ser uma erva pouco resistente, ainda mais em vasos pequenos e despreparados…e aí a culpa fica para o ato de cheirar ;)

Quem já conhecia essa tradição?


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page