top of page

Tradições Botânicas e Dias Históricos


As plantas e suas eternas representações ao longo da história da humanidade, apesar de muitos não perceberem ou lembrarem elas fazer parte de nossas raízes e tradições. Pensando nisso, compartilho {alguns} dias históricos e a suas relações com plantas...



25 de abril

Este foi o dia (há 48 anos) que Portugal libertou-se da ditadura de Salazar. Essa revolução foi chamada de Revolução dos Cravos, pois a população, ao saber que os militares pretendiam restabelecer a democracia e pôr fim à guerra colonial, começou a dar cravos aos soldados, os quais as colocavam na ponta dos seus fuzis.



30 de abril

É chamado de Dia das Maias, pois até as 23:59 desse dia são colocaras ramalhetes de flores de maias (Cytisus striatus) nas portas, muros e carros para que seus ramos de flores amarelas protejam a casa e a todos do mão olhado e trazer . Essa é uma tradição portuguesa que aprendi com @a_recoletora . Neste dia, vi senhoras e senhores colhendo na região do Douro e diversos carros também continham esses raminhos poderosos.


01 de maio

No Dia do Trabalho (La Fête du Travai) existe uma tradição francesa de presentear pessoas queridas com a planta lírio-do-vale (Convallaria majalis), também chamada de muguet (francês) e lily of the valley (inglês). Segundo os celtas, é considerada símbolo da Primavera, sorte e renovação. Pela linguagem das plantas, suas pétalas unidas em forma de sino remetem ao senso de unidade, união, e amorosidade.




1ª dia do mês (de todos os meses)

Costuma-se ser o Dia de Soprar Canela em casa para trazer prosperidade e abundâncias para o lar e a família. Este é um ritual praticado com cerca frequência no Brasil.



O que quero dizer compartilhando tudo isso? Que é muito legal crescer, evoluir, mas que nunca deixemos de lado nossas raízes e tradições. Que possamos passar para nossos filhos e netos todo o conhecimento ancestral que carregamos.

259 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page