Onde pesquisar sobre plantas?


No nosso Canal do Telegram, temos (as quintas-feiras) dicas de indicações nossas, sejam de marcas, produtos ou site. E quero compartilhar uma delas por aqui. A indicação de hoje é de sites para pesquisar informações confiáveis sobre plantas. Antes disso, vale lembrar que para pesquisar algo confiável é essencial que saiba o nome científico da planta que deseja conhecer melhor, o nome popular/comum poderá acarretar em muitas informações errôneas.


Kew Science (https://powo.science.kew.org/): banco de dados do Kew Gardens que oferece informações botânicas de uma diversidade bem grande de espécies. É o local que consulto para saber se um nome científico mudou e a distribuição e área de origem de uma espécie.


Sabor de Fazenda (www.sabordefazenda.com.br): o site possui fichas botânicas e um blog repleto de informações sobre muitas espécies de ervas, temperos e PANC ao redor do mundo {e sou eu que faço as pesquisas e escrevo para ele , então podem confiar }


Flora do Brasil (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil/PrincipalUC/PrincipalUC.do): banco de dados de plantas nativas do Brasil que oferta informação botânica das plantas.


Herbarium (https://herbarium.theherbalacademy.com/): banco de dados {em inglês} de informações botânicas e medicinais das plantas. Um dos mais completos e confiáveis para estudos de herbalismo.


A Recoletora (https://arecoletora.com/): projeto que está iniciando um banco de dados de espécies espontâneas de Portugal (conhecidas e encontradas no Brasil), englobando tanto suas características botânicas como possibilidades alimentícias e/ou medicinais.


Além disso, existem muito livros úteis nessa jornada de pesquisa. Na hashtag #dicadelivroshortasesaberes lá no Instagram tem muita (muita!) dica de livros. Para encontrar basta digitar a hashtag acima (completa) na pesquisa do aplicativo/aplicação.