Super dica para você que ama bolos com especiarias e sempre acaba percebendo que eles ficam sem muito sabor ou aroma depois que vão ao forno. O ideal, para manter sabor, aroma e propriedades medicinais dos temperos, é “diluí-los” em gordura (aquela que for utilizar na receita) antes de adicionar à massa. Ou seja, não irá colocar, por exemplo, a canela diretamente na massa e sim irá misturar em manteiga derretida, óleo ou azeite antes. Depois basta fazer a receita normalmente.
Fiz por aqui um bolo de cacau com canela (veja no vídeo ao fim da página), receita básica, mas colocando a especiaria muda tudo. Por isso, deixo algumas ótimas opções para colocar nesse tipo de receita:
Canela
Gengibre
Cardamomo
Noz moscada
Galanga
Zest (casca de limão ou laranja)
Essa técnica, da fitogastronomia, é válida tanto para especiarias secas (em pó) ou frescas (raladas). E claro, a quantidade que colocamos é muito variável, de acordo com a intensidade da especiaria e com o gosto do freguês. Não vai me colocar a mesma quantidade que coloquei de canela de cardamomo ou noz moscada, será impossível comer. Aproveite para brincar com os sabores e misture mais de um tipo na receita, ficará delicioso e a casa aromatizada.
Para aprender mais sobre FITOGASTRONOMIA inscreva-se no nosso curso A Ciência dos Temperos - Fitogastronomia que abriu inscrições hoje. Inscritos até dia 05 de setembro ganharão a Mentoria Empreender com Plantas também. Imperdível! Mais informações aqui.
Comentarios