top of page

Como usar o alho da maneira correta?

Atualizado: há 3 dias


O alho e seus benefícios anti-inflamatórios, bactericidas, antioxidantes, entre outros, já são bem conhecidos. Porém, o que poucos sabem é que existem formas mais apropriadas de uso quando desejamos aproveitar esses poderes medicinais.


Primeiramente, a alicina é o principal composto bioativo responsável por esses efeitos. No entanto, ela não está presente no alho cru inteiro. Este contém aliina e aliinase, e apenas quando o alho cru é cortado ou esmagado, a aliinase entra em contato com a aliina e, na presença de oxigênio, forma-se a alicina.


Esse aumento na concentração de alicina ocorre entre 5 a 10 minutos após o corte, por isso é importante picar o alho e deixá-lo descansar por cerca de 15 minutos antes de utilizá-lo em um preparo ou consumi-lo cru.


Um fato importante é que boa parte da alicina é destruída pelo calor (acima de 40°C), o que mostra que a melhor forma de consumo é crua. Porém, ao cortarmos o alho e deixarmos esse tempo de espera, estamos aumentando bastante a formação de alicina. Assim, mesmo que sobre pouca quantidade em um preparo quente, ainda há mais chances de presença de alicina do que se o alho for picado e imediatamente aquecido. No curso de Herbalismo, ensino como fazer um mel medicinal com ele, uma excelente maneira de captar e manter suas propriedades.


Outra curiosidade é que os alhos comerciais, cultivados em sua maioria com agrotóxicos e fertilizantes químicos, são muito pouco medicinais. O ideal é consumir ou cultivar alhos orgânicos, o que é muito simples de fazer. Um único dente de alho plantado na terra pode gerar vários outros dentinhos.


Por fim, quem já foi meu aluno de Fitogastronomia sabe: devemos evitar o consumo de alho brotado, pois ele pode causar desconforto estomacal em pessoas mais sensíveis.


Quer se tornar um alquimista dos temperos na cozinha e aprender a usar os temperos do dia a dia de forma medicinal? Participe do nosso curso "Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos" — últimas horas para se inscrever!


Fique atento: uma dica que vale para todos os alimentos, comida nós fazemos no fogo médio-baixo, fogo alto destroi as propriedades medicinais e nutritivas dos alimentos.



Referências bibliográficas:

Borlinghaus, Jan, et al. "Allicin: chemistry and biological properties." Molecules 19.8 (2014): 12591-12618.


Rababah, Taha, et al. "Fresh crushed garlic exhibits superior allicin and pyruvic acid stability, while fresh sliced garlic leads in phenolic and antioxidant content." Applied Food Research 5.1 (2025): 100850.




 
 
 

コメント


bottom of page