top of page

Como identificar canela em pó pura

Atualizado: 13 de mai.




A canela é rica em substâncias que são lipofílicas, ou seja, dilui-se bem em meio gorduroso e, com isso, não se mistura em água. Essa característica diz muito sobre seu uso culinário, por isso para usar na culinária e ter seus benefícios terapêuticos o ideal é diluir a canela em uma gordura (como na manteiga) antes de usar, por exemplo, em um bolo. Algo interessante é que essa sua qualidade também nos ajuda a descobrir seu grau de pureza quando em pó.


Para descobrir se tem algo além de canela no seu tempero em pó basta misturar um pouco dela em água e aguardar aproximadamente 5 minutos. Se a água ficar bem turva, é que tem outras coisas nela (amido de milho, fécula de batata, fubá, corante…). A grau de turgidez dirá o quão impura ela é! Olha só esse resultado da canela que comprei sabendo que era pura e outra que comprei a granel em uma loja de produtos naturais.




É possível que a água que foi adicionada canela pura fique turva também? Sim, porém essa turgidez vai diminuindo com o tempo, diferente de quando tem alguma adição que a turgidez aumenta com o tempo. Existem diversas canelas/cassias e cada uma apresenta sua turgidez e densidade (se vai ficar na superfície ou no fundo da água).


Veja alguns resultados que obtive abaixo (resultado depois de 10 minutos de mexer o líquido):




Ah! Isso vale somente para a canela, ok!? Outros temperos têm outras técnicas.


No Curso Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos, ensino a identificar temperos de baixa qualidade e escolher temperos de boa qualidade. As inscrições estão abertas e ficam disponíveis por poucos dias.



183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page