top of page

Como Fazer Extrato de Canela

Dica para ter o gostinho da canela (pura) no formato de extrato culinário. Use-o para aromatizador doces, dar aquele gostinho especial no café (amo!) e até mesmo para produzir deliciosos drinques (alcoólicos ou não).



Modo de preparo:


  1. Preencha um vidro sanitizado com ramas ou pau de canela, o máximo que conseguir.

  2. Embeba as canelas em uma bebida alcoólica, as mais indicadas são conhaque, vodca e rum.

  3. Tampe, agite e deixe em local protegido da luz.

  4. Deixe as canelas curtindo por pelo menos 28 dias antes de começar a usar, porém a cada dois dia chacoalhe o vidro para que o sabor e aroma se soltem com mais facilidade.


Observações:


- Não é necessário coar a canela depois de 28 dias. Você pode deixar ela até o fim do vidro. Isso vale para a canela, cada extrato culinário tem sua peculiaridade (ensino isso no curso de Fitogastronomia).


- Não use canela em pó, já vimos por aqui que não dá para confiar que são puras.


- As bebidas citadas acima são sempre na versão mais pura, neutra e natural, sem sabor ou aroma sintético.


- Pode fazer de cachaça? Percebo que quando uso em algo que leve fermento um extrato culinário feito de cachaça ele acaba interagindo com o fermento e “adiantando” a fermentação da massa. Ou seja, indico para usar em algo que não vá fermento.


- Conforme for acabando o extrato pronto, você consegue preencher pelo menos mais uma vez o vidro todo com uma nova bebida e deixar curtinho um tempo antes de usar.


- Você pode fazer isso com qualquer tipo de canela (do Ceilão/verdadeira, de Saigon, da China…), pois não é um preparado medicinal e sim algo para usar em pequenas quantidades e de vez em quando na culinária.






353 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page