Incenso Natural de Vareta
- Gabi Pastro - herbalista

- 19 de nov.
- 2 min de leitura
Como prometido, compartilho aqui a receita de incenso natural em vareta que ensinei durante nossa celebração de 10 anos no viveiro Sabor de Fazenda. Primeiramente, quero agradecer a presença de cada pessoa que esteve por lá, pela manhã ou à tarde, nos prestigiando. Foi um dia mágico para nós.

INGREDIENTES
Ervas e/ou especiarias secas de sua preferência (alecrim, rosas, alecrim do
campo, lavanda, tomilho, canela, cravo...)
Resina (breu branco, palo santo, jatobá, olíbano, mirra...)
Goma arábica em pó
Água
PREPARO
Esta receita não possui proporções pré-determinadas, pois o mais importante é atingir o ponto correto da massa do incenso. Sugiro apenas utilizar duas partes de ervas e/ou flores desidratadas em pó e uma parte de resina em pó, garantindo assim uma boa quantidade de resina para a queima.
Depois de triturar e misturar todos os ingredientes citados acima, em um pote à parte coloque a goma arábica e a água — o ideal é obter uma cola espessa. Adicione essa cola aos poucos à mistura triturada.
Quando perceber que a massa ficou pegajosa, pare de adicionar e ajuste o ponto apenas acrescentando pequenas quantidades de água.
Essa massa é um pouco difícil de trabalhar, pois tende a ficar quebradiça, mas é possível modelá-la formando incensos longos e moderadamente finos, podendo inserir uma vareta de madeira (opcional) no centro.
Deixe secar por, no mínimo, 7 dias em um prato aberto, em local ventilado, protegido da poeira e longe do sol.
UTILIZAÇÃO
Após a secagem completa, acenda o incenso com um isqueiro, maçarico ou diretamente na chama do fogão. Deixe que ele pegue bem o fogo antes de retirá-lo da chama. Coloque-o em um incensário ou espete em um vaso e deixe queimando. Assoprar de vez em quando ajudará na queima. É normal que ele apague naturalmente antes de queimar por completo.
VALIDADE
1 ano em caixa fechada após seco.









Comentários