top of page

Açúcar Aromatizado de Lavanda e Limão



Se tem um casal que dá certo, este é a lavanda e o limão! Aproveitei esta ótima sinergia e preparei um açúcar aromatizado. Simplesmente fiz camadas intercaladas de açúcar demerara orgânico e com flores de lavanda e zest (casca de limão ou laranja). Fui intercalando até a boca do vidro.


Desta vez, utilizei o limão siciliano 🍋, mas pode ser outro de casca aromática. Já a lavanda foi a lavanda-espanhola ou rosmaninho (Lavandula stoechas) que trouxe seca de Portugal. Porém, poderá ser qualquer outra lavanda (L. angustifolia, L. dentata, entre outras), mas priorize usar seca, pois como a casca é de limão fresco (mais aromático) ele já irá umedecer um pouco o açúcar, se colocar lavanda também fresca poderá ficar muito úmido e mofar.


Depois de montar basta aguardar 15 dias e depois peneirar. Neste meio de tempo, cerca de 7 dias após o início, é interessante chacoalhar o açúcar para que ele se solte e os "gruminhos" se quebrem, pode abrir também e soltar com uma colher.





No fim, terá um açúcar aromatizado com sabor delicado e ótimo para preparo de doces e finalizações. Quer um sabor intenso? Aguarde estes dias e depois triture tudo em um processador.


Após pronto, a durabilidade é alta, acima de 3 meses. Armazene no armário.


Confira o passo a passo abaixo:


Aprenda muito mais sobre aromatização de açúcar, manteiga, azeite, sal e vinagre no curso Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos. Saiba mais aqui.






320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page