Conhecendo o tomilho


O tomilho é nativo da região do Mediterrâneo, suas folhas são pequenas e formam um pequeno arbusto descabeçado, ficando lindo em qualquer jardim.

Você pode plantá-lo tanto em vasos como em canteiros e bordaduras. Ele gosta de um solo mais seco, calcário (como na sua região de origem) e um pouco infértil. O excesso de adubo faz suas folhas e ramos ficarem moles e sem aroma, por isto, maneire na adubação, ele precisa de menos adubo que as demais ervas e temperos.

Suas folhas possuem um intenso aroma similar ao orégano, devido a presença do óleo essencial timol. Quando secamos suas folhas o aroma e sabor se tornam mais intensos do que quando secamos as folhas do orégano. Isto acontece porque o orégano que compramos no comércio é oriundo das sépalas (um tipo de pétala) das flores desta variedade e não das folhas. Flores sempre terão mais aroma do que folhas. Portanto, se quiser um sabor intenso e similar ao orégano use em seus pratos o tomilho, tanto seco quanto fresco.

Existem diversas variedades de tomilho, as mais conhecidas são tomilho comum (Thymus vulgaris), tomilho limão (Thymus citriodorus), tomilho alcaravia (Thymus herba-barona), tomilho laranja (Thymus citriodora 'Fragratissimus') e tomilho maltizado (Thymus citriodora 'Golden Queen').

Agora mãos à terra ;)

#hortasesaberes #ervasetemperos #especiarias #tomilho #GabrielaPastro #viagematravésdasespeciarias #condimentos

0 visualização

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br