top of page

Segredos do Cultivo de Tomilho





Durante um bom tempo, cultivei por aqui os tomilhos (Thymus vulgaris e Thymus x citriodorus) e eles não iam para frente, morriam depois de alguns meses, mas fui descobrindo truques e segredos para que seu cultivo fosse o mais ideal possível e quero compartilhar com vocês.





1️⃣ Essa erva aromática desenvolve-se bem melhor quando plantada sozinha.


2️⃣ Ideal é que seu plantio seja em vaso redondo acima de 25 cm de profundidade, tentei as jardineiras e vasos mais baixos e nunca ia tão bem.


3️⃣ Plantar em um vaso alto ou colocar a planta no alto, em uma escada, por exemplo, permite que seus ramos cresçam mais e de uma forma pendente (para frente).


4️⃣ Não é uma erva que requer podas frequentes (como o manjericão, por exemplo) mas o ideal é de 1 a 2x ao ano pode-se 2/3 da touceira…isso irá revitalizar a planta.


5️⃣ Excesso de adubação faz com que a planta fique estiolada e sem aroma. É importante adubar, mas cuidado com o excesso. Adubos ideias são aqueles de pH mais alcalino, pois crescem naturalmente em solos assim.


6️⃣ (esse não é um segredo ou truque, mas vale relembrar) Precisa ser cultivado em ambiente que receba pelo menos 4 horas de sol direto, quanto mais melhor. E seu solo é mais sequinho, sem excesso de umidade.



Quem se inscreve aqui no nosso site já recebe no e-mail, automaticamente, um e-book sobre cultivo de ervas aromáticas. E para aqueles que precisam se aprofundar ainda mais, ainda temos o curso Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias que está com inscrições abertas.



299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page