top of page

Receita | Cordial de Sabugueiro

Atualizado: 3 de fev. de 2022


Cordial é uma bebida feita à base de água, açúcar e especiaria ou erva. O resultado final é um líquido doce e sem álcool, o qual poderá ser utilizado para produzir drinques alcoólicos ou não e até mesmo receitas culinárias, como doces. Ou seja, será um xarope bem líquido, devendo ser diluído para consumo.


O cordial mais conhecido é o feito com flores de sabugueiro (Sambucus nigra ou Sambucus australis), o qual é uma árvore de médio porte, atingindo entre 11-14 metros quando adulta. Suas flores e frutos são bem conhecidas no herbalismo e são deles que são feitos xaropes para tratamento de gripes, resfriados e dores de garganta.



Porém, a planta é considerada tóxica, sendo seus frutos e ramos foliares ricos em glicosídeos cianogênicos, por isso o consumo das flores e frutos deve ser feita sempre após cozimento ou fervura. As folhas não são consumidas.





Agora que conhecemos esta planta incrível, vamos a receita...



Ingredientes:


  • 7 cachos de flores frescas de sabugueiro (veja na foto da primeira coluna e segunda linha)

  • 1,25 L de água

  • 2,5 copos de açúcar demerara orgânico

  • 20 g de ácido cítrico (para culinária)

  • 2 limões


Modo de Preparo:

  1. Deixe de molho as flores em água por 30 minutos para retirar os resíduos e insetos. Após isto, tire os talos verdes dos pendões florais, tentando deixar apenas as flores.

  2. Leve ao fogo uma panela com a água, flores, limões em rodelas (com casca mesmo) - usei limão taiti/lima - e ácido cítrico. Deixe ferver e desligue.

  3. Deixe esta panela tampada durante toda a noite, macerando.

  4. Depois de 8 horas, coe em um voil (peneira de suco verde) o líquido e coloque o resíduo vegetal na composteira. É ideal o uso deste tecido, pois as minúsculas partes da flor passarão na peneira.

  5. Leve ao fogo o líquido coado mais o açúcar. Ferva até diluir tudo.

  6. Deixe esfriar e envase em um vidro esterilizado.


Sugestão de consumo: 250ml de água com gás ou champanhe + 50ml de cordial em um copo com gelo e rodelas de limão. Super refrescante.





Durabilidade: 3 a 5 meses na geladeira. O ácido cítrico está sendo utilizado aqui para aumentar a durabilidade, é possível fazer sem ele, porém a durabilidade irá cair para 3-4 semanas.


Quer aprender mais sobre mixologia, elaboração de driques botânicos? Venha participar do curso A Ciência dos Temperos, temos um módulo apenas sobre este assunto. Mais informações aqui.



488 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page