top of page

Quem é a sálvia-azul (Salvia farinacea)?



Sálvia-azul (Salvia farinacea) é um tipo de sálvia não tão aromática, mas que assim como a Salvia officinalis é comestível e medicinal. Por isto, é da mesma família botânica (Lamiaceae).


Nativa do Texas, Novo México e México. Suas folhas são pontiagudas, verdes, lisas e de espessura fina. O pendão floral é de um roxo vivo e as flores são entre o azul e roxo. Perceba como a flor em si (não o pendão floral) tem realmente o formato de lábios com as pétalas de cima menores e unidas e as debaixo maiores e também unidas entre si.





A decocção das folhas tem potencial anti-inflamatório, antibacteriano e citotóxico. As flores são lindíssimas e comestíveis, ficando ótimas em saladas e finalizações de pratos.


É uma planta com baixa produção de óleos essenciais e dependendo da localidade em que cresce apresentará mais ou menos aroma. Um de seus principais compostos é o cariofileno, o qual confere seu poder medicinal.


Ama alfazemas e lavandas e nunca consegue fazê-las florescer? Então cultive a sálvia-azul, sua floração é bem parecida à da Lavandula angustifolia e dá aquele tom que tanto desejamos ao jardim, somente não terá o aroma igual.


Ela é uma planta que gosta de um pouco mais de água do que a lavanda e é bem fácil de cultivar. Percebo que no inverno entra em dormência, seca quase toda e depois rebrota. Vejam a foto dela no começo do ano (última foto), está bem diferente. O pendão floral está com cor mais intensa e mais saudável por conta que adubei bem com fósforo e potássio.


Quem já conhecia essa belezura? 💜





2.113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page