Quem sou eu: nigela


A nigela (Nigella sativa) ainda é pouco conhecida aqui no Brasil, apesar de hoje em dia já encontrarmos sementes e mudas a venda em alguns locais.

É uma planta muito bonita, possuindo porte pequeno (até 70 cm de altura), folhas bem recortadas, as quais lembram as da losna, e flores azuis ou brancas em formato simétrico e estrelado. Você pode cultiva-la tanto no canteiro quanto em vasos, aqui em casa eu tenho ela em um vaso de barro de mais ou menos 40 cm de altura e 20 cm de boca (foto da direita abaixo).

Suas sementes pretas são usadas como especiarias na culinária da Índia e Oriente Médio. Muitos conhecem-a como cominho preto [não tem nada a ver com o cominho comum]. Elas têm propriedades antidiabética, neuroprotetora e anticâncer, entre outras...um verdadeira panaceia. O sabor é levemente refrescante e pode ser usada no preparo de pães, queijo, masalas e legumes cozidos.

Aprenda mais sobre o uso das ervas e especiarias durante o curso Ervas e Especiarias na Saúde que acontecerá no dia 10 de outubro das 18h30 as 22h30 na Rosa de Luz (Aclimação, São Paulo). Mais informações aqui.

#nigela #especiaria #especiariasárabes #especiariasindianas #culinária #culináriaindiana #culináriaárabe

0 visualização

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br