top of page

Tagetes e seus Poderes para o Corpo e Jardim


Tagetes (Tagetes sp.), uma planta tão falada dentro da jardinagem que nos esquecemos de considerar seus poderes medicinais. Para quem não sabe, ela tem a capacidade de afastar nematoides do solo através de compostos que libera através das raízes. Nematoides são vermes que se alojam dentro da raiz da planta e que a impedem de realizar sua perfeita função, levando à planta a morte em poucos dias.

É rica em carotenoides, compostos antioxidantes que combatem radicais livres, entre outros princípios ativos. Seus poderes terapêuticos vão desde tratamento da dengue à beleza da pele, pois previne o envelhecimento precoce e combate melasma, manchas de pele. O principal carotenoide presente em suas flores é a luteína, substância (pigmento amarelo) bem conhecida por quem deseja melhorar a saúde dos olhos. Essa substância já está comprovada como excelente para retardar catarata, também sendo protetora cardíaca e potencializadora da imunidade.

As folhas e raízes são também medicinais e possuem ação vermífuga, combatendo diversos tipos de parasitas nos seres humanos, assim como faz no jardim. Eita magia da Natureza, não há diferença entre nós e as plantas.

Tanto folhas quanto flores são comestíveis, as primeiras são mais amargas, e podem ser usadas com tempero. No Peru, a Tagetes minuta é chamada de huacatay e é considerada um tempero clássico da culinária tradicional.


A Tagetes erecta, a mais comum nos jardins e a venda nas casas de jardinagem ao redor do mundo, pode ter suas flores usadas no preparo de uma água mágica para a pele e olhos. Faça uma infusão com 300 ml de água quente e 3 inflorescências (frescas ou secas), deixe descansando essa mistura por 5 horas e depois use-a para passar na pele e fazer uma compressa nos olhos (veja vídeo abaixo). Poder de combater radicais livres e envelhecimento precoce da pele vindo direto do seu jardim.


Com as flores secas podemos também fazer um sérum clareador e que combate melasma da pele, pois a luteína é mais facilmente diluída/extraída em base oleosa, mas essa já é um papo/receita para nosso curso Beleza Natural com Ervas que está com as inscrições chegando ao fim (saiba mais aqui).

Aproveite todos os poderes dessa planta incrível e multifacetária.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page