top of page

O que é hidrolato?

Atualizado: 23 de ago. de 2021



Essa é uma pergunta que recebo muito por aqui nos últimos tempos...afinal o que é hidrolato? Como utilizar hidrolato? Por isso, irei fazer por aqui uma sequência de posts falando sobre esse super assunto #hidrolatoshortasesaberes.


Começamos com o começo...o que é hidrolato?


O hidrolato é um líquido transparente, na maioria das vezes, muito parecido de viscosidade à água. Olhando o hidrolato e a água somente conseguimos fazer a diferença pelo aroma, pois o primeiro possui partículas de óleos essenciais.


Ele é um subproduto da indústria de destilação de óleos essenciais, pois é originário da destilação à vapor ou hidrodestilação, um dos métodos mais comuns para a extração destes princípios ativos aromáticos. O que ocorre é que durante o processo de separação dos óleos essenciais de uma planta usa-se água e esta passa, em forma de vapor, pela planta, levando seus óleos essenciais com ela. Quando esse vapor aromático é resfriado ocorre a separação das moléculas aromáticas e da água, agora em estado líquido, gerando o óleo essencial puro mais essa água. Porém, a água resultante não é pura, pois possui baixas quantidades de óleos essenciais e é ela que chamamos de hidrolato.


Até pouco tempo, ele era considerado um subproduto descartável, na maioria das vezes, sendo apenas valorizado, em alguns casos, na culinária, como no caso das águas de rosas ou de laranjeira. Sim, essas águas são hidrolatos (originalmente, pois pode ter sintética à venda nos mercados). Porém, nos últimos anos, esse panorama mudou e a aromaterapia começou a olhar com outros olhos o hidrolato, valorizando-o como também uma substância terapêutica. A hidrolatoterapia é uma área conhecida na França, berço da aromaterapia, porém na maioria dos países ela ainda é pouco utilizada e reconhecida. O Brasil está em um movimento intenso de expansão desta área nos últimos 3 anos, vemos mais hidrolatos à venda, assim como mais cursos e conteúdos sobre este tema.


Algumas vezes ele pode levar outro nome, dependendo da empresa que produz, como água floral, água florida, hidrossóis e, raramente, até água termal. O importante é encontrar uma marca que produza-os naturalmente, sem ser a adição de aromatizante (natural ou sintético) à água.



Próximos posts:

Qual a diferença dos óleos essenciais e hidrolatos?

Potencialidades de usos dos hidrolato




Gostou da nossa nova série? Compartilhe com os amigos e familiares. Vamos divulgar os hidrolatos e traze-los para o dia-a-dia.


Lembrando que no dia 29 de setembro em dois horários (um bom para quem está no Brasil e outro bom para quem está na Europa) haverá o curso ao vivo Hidrolatos e suas Potencialidades. Saiba mais aqui: Brasil e Europa. Não haverão novas turmas este ano.



350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page