O que é herbologia?


O que é herbologia?

Dois termos que geram muitas dúvidas quando estudamos as ervas medicinais e a fitoterapia são ‘herbalismo’ e ‘herbologia’. Já escrevi por aqui antes sobre o conceito de herbalismo, veja aqui.




Esses dois se misturam e diversas vezes são utilizados para definir a mesma área do estudo... o estudo das plantas medicinais. Porém vejo a herbologia como um ramo mais restrito, pois dentro das ciências naturais é a área do conhecimento que fala sobre exclusivamente sobre identificação e o uso das plantas medicinais.

Diferentemente do herbalismo, a herbologia não estuda o uso culinário das plantas medicinais e nem seu cultivo. Ou seja, não há uma visão tão integrativa das plantas medicinais. Podemos descreve-lo rusticamente como uma fitoterapia tradicional. Isso não é bom nem ruim, é apenas uma visão.

Três linhagens de herbologia são muito conhecidas no mundo Oriental, aqui no Ocidente a herbologia vive em estado dormente, são as provenientes da Ayurveda (medicina tradicional indiana), Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Medicina Tradicional Tailandesa. Como toda medicina tradicional, essas veem o ser humano como um ser holístico, atuando de forma integrativa nele, tendo cada uma sua área de herbologia. E cada uma atua com plantas medicinais diferentes e visões diferentes, isso que é o mais legal!

Fique de olho aqui no blog que semana que vem volto falando sobre quais formas um herbalista pode trabalhar.



#herbalismo #herbologia #herbalism #herbology #herbalist #a.herb.alista



                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br