A clássica confusão botânica entre funcho, dill e erva doce será esclarecida de vez agora! Vamos lá, temos 3 espécies diferentes aqui:
🌿 Pimpinella anisum: popularmente chamada de erva-doce, são suas sementes as que usamos no típico bolo de fubá com erva-doce. É herbácea, de pequeno porte, com sabor e aroma de anis em suas folhas e frutos (“sementes”). Todas as partes são comestíveis e aromáticas. Parecida em porte e formato com a salsa.
🌿 Foeniculum vulgare: o dono da maior confusão. Folhas, bulbo e “sementes” possuem sabor e aroma levemente anisado. O bulbo geralmente é vendido como erva doce e as demais parte como funcho, o que gera confusão. Herbácea de grande porte, até 2 m de altura. Todas as partes comestíveis.
🌿 Anethum graveolens: conhecido como dill, endro ou aneto. Possui folhas muito parecidas com o funcho, sendo mais escuras e aromáticas. Aroma fresco e também levemente anisado. Não forma bulbo, como o funcho e também é de menor porte. Suas “sementes” também são comestíveis e lembram ao funcho.
Todos são da família botânica Apiaceae e formam um buque de flores amarelas, outro fator de confusão.
Esclarecido? Era o que você achava?
Estude as plantas medicinais e aprenda a identifica-las corretamente no nosso curso Introdução ao Herbalismo. Fique de olho na próxima turma aqui.
Otimo esclarecimento, obg.