top of page

🎄 Enfeites de Natal Naturais | Faça Você Mesmo

Atualizado: 3 de fev. de 2022



Quando falamos em autonomia com plantas não estamos apenas considerando a elaboração de algo mais natural, mais saudável e com menos toxinas, também estamos falando em redução no consumo de plástico (micro e macro), sustentabilidade e redução do consumismo.


Pensando nisto, propomos a criação de enfeites de Natal naturais e sustentáveis como este (veja o passo-a-passo no vídeo abaixo).





🎄DICAS


- Desidratei as rodelas de laranja no forninho elétrico a 90°C demorou cerca de 12 horas. Apesar do tempo extenso, o {meu} forninho elétrico utiliza muito pouco de energia (pelo menos o que temos aqui é categoria A).


- Dá para desidratar no forno convencional? Sim, mas a probabilidade de queimarem é bem mais alta. Não será não sustentável também.


- Dá para desidratar no desidratador? Sim, eu não optei por não fazer, pois levaria mais tempo. Também irá gastar uma quantidade ínfima de eletricidade.


- É possível desidratar no sol? Sol direto não irá ficar legal, mas poderá usar a técnica da desidratação ao sol com auxílio do sal (veja post indicado ao fim), porém precisará pegar 5 dias de sol quente. Não consegui fazer assim desta vez, pois estava um tempo chuvoso.


- Pode usar limão? Pode, até comecei a desidratar, mas queimaram no caminho. Isto aconteceu, pois o limão estava beeeem suculento, repleto de água. Então a dica para qualquer cítrico/citrino desidratar bem em rodelas é escolher aqueles que são mais cascudos, que são mais secos por dentro.


- Achou que está tudo desidratado? Deixe mais duas horas, afinal tem que garantir que o enfeite não vai mofar na árvore de natal.


- Fiz enfeites variados, por aqui fiz rodela de laranja com flores, rodela de laranja com flores e canela, só rodela de laranja e rodela de laranja e canela. Mas isso é totalmente pessoal, tem quem prefira tudo igual.



Também reutilizei a guirlanda do Natal passado, a qual era de suculentas. Tirei o que restava dela e cobri-a com ramos frescos de tuia-maçã. Além dos ramos de tuia e da base de guirlanda, também utilizei arame bem fino e grampos de cabelo, ambos para fazer a fixação dos ramos na base. Confira:





Queremos saber o que está preparando com suas próprias mãos por aí, compartilhe e marque a hashtag #festivalautonomiacomplantas2021.


Nosso Festival Autonomia com Plantas está quase chegando ao fim, então aproveite os descontos, aula ao vivo e sorteio que ainda restam. Saiba mais aqui.



1.554 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page