top of page

Confusões botânicas | Zaatar

Atualizado: 3 de fev. de 2022


Outro nome que gera bastante confusão é o zaatar. A primeira confusão é em relação a escrita, existem diversas formas de grafia, como zaatar, zahtar, zahter, zah’tar e za’atar.


Vamos à origem da palavra, ela vem do árabe e significa 'erva' (simples assim), e acaba sendo utilizada para denominar diversas plantas nativas do Oriente Médio que possuem um sabor semelhante ao orégano, como a manjerona (Origanum majorana), orégano-sírio (Origanum syriacum), tomilho (Thymus sp.), orégano (Origanum vulgare) e erva-zaatar (Thymbra spicata).



Aqui no Ocidente costumamos chamar 3 temperos de zaatar, a erva-zaatar (Thymbra spicata), o manjericão-zaatar (Ocimum gratissimum var. microphyllum; também com sabor que lembra o orégano) e a mistura/blend de tempero zaatar. Confira um pouco mais sobre cada um...


Thymbra spicata: espécie de subarbusto muito conhecido e utilizado dentro da culinária árabe e israelense. Suas folhas possuem sabor e aroma similares ao tomilho e orégano, porém seu porte é mais similar a segurelha (Satureja hortensis) e são utilizadas para temperar carnes, molhos e até mesmo são consumidas como hortaliça no café da manhã. É uma planta perene, porém percebemos que no Brasil comporta-se como uma erva anual, ou seja, completa seu ciclo de vida entre 1 a 2 anos. Ou detalhe é que fora de seu habitar natural a planta fica com folhas bem reduzidas.





Ocimum gratissimum var. microphyllum: espécie de manjericão/alfavaca muito confundida com o Thymbra spicata devido ao aroma similar. É uma arbusto de médio porte com folhas largas, grandes e aveludadas, as quais lembram a da alfavaca (Ocimum gratissimum). Pode-se usar nos mesmos preparados que o zaatar verdadeiro (acima), porém é indicado picar bem por conta de ser mais fibroso e aveludo.





Zaatar: blend de tempero típico do Oriente Médio, o qual pode levar orégano, tomilho, zaatar, sumagre e gergelim branco. Comumente usado em pães, saladas, patês, carnes, como quibe, e muito mais. Geralmente, na região de Israel, o zaatar não é produzido com sumagre/sumac e na região da Síria sim. Confira uma receita de como fazer este tempero em casa logo abaixo.




Aprenda mais sobre ervas e aromas pelo mundo no nosso curso A Ciência dos Temperos - Fitogastronomia. Saiba mais aqui.

485 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page