top of page

Como saber se a cúrcuma é pura?



Infelizmente, muitos dos temperos secos e em pó a venda no mercado não são puros e para quem é leigo a identificação da pureza é muito difícil. A indústria alimentícia "batiza" um tempero para que haja maior rendimento, menor custo e que este seja mais leve e fácil de escoar pelas esteiras na fábrica. Por conta disso, adicionam, geralmente e dependendo do tipo de tempero, fécula de batata, amido de milho ou fubá. Porém isto a adição pura de um deles seria fácil de identificar, pois o tempero e esse novo ingrediente teriam cores distintas, apesar disso esses esses pós não fazem mal a saúde (apenas para aqueles que têm alergia à eles). O grande problema é que nenhum fabricante quer que o consumidor identifique a presença disso e, por fim, acabam colorindo esses pós com corantes artificiais imensamente cancerígenos. Ou seja, ao comprar e usar um tempero você acredita que está sendo mais natural, mas pode estar intoxicando-se!


No curso Fitogastronomia: A Ciência dos Temperos eu, Gabi Pastro, ensino como identificar temperos de qualidade, assim como compartilho dicas de marcas que confio e que tenho certeza que são de boa qualidade. Porém hoje quero compartilhar com você uma das várias formas de identificar a presença de espessantes na cúrcuma ou açafrão-da-terra (Curcuma longa) em pó. Confira...


Adicione aproximadamente 1 colher de sopa em 500 ml de água, coloque para ferver por uns 2-3 minutos. Depois disto, basta perceber se o líquido espessou. Se ele engrossou, é porque é “batizada” com amido de milho, fécula de batata ou outro espessante para dar volume.


A cor também pode ser um indicado, mas não é sempre que dá para identificar pela cor.


Veja de forma prática no vídeo que compartilhei em nosso Instagram (@hortasesaberes).


272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page