top of page

Assinaturas Botânicas da Tília

Atualizado: 3 de fev. de 2022




A tília (Tilia × europaea), ou tilo, é uma árvore de médio porte e nativa da região do Mediterrâneo, principalmente da Provence. Suas folhas e flores são de uso amplamente conhecidas, reconhecidas e usadas pelos herbalistas e através de observarmos sua anatomia já conseguimos tirar diversas informações de seus usos para o físico e espírito.


As flores são pentâmeras, possuindo 5 pétalas e 5 sépalas, e, por conta disso, trabalham potencializando as sensações, sentidos e o sentimento de liberdade. Já seus estames (parte sexual masculina da flor) são numerosos e em forma de tufos trazendo uma assinatura de ação no sistema nervoso e isso pode ser comprovado pelas suas propriedades calmantes, ansiolíticas e nervinas.




As folhas em formato de coração dão dica de sua ação no sistema cardiovascular, principalmente para casos de arteriosclerose, angina e palpitações cardíacas. Emocionalmente, tem a capacidade de alegrar o coração, trazer elevação emocional e curar feridas.





“A tília abre o coração emocional e espiritual, ao mesmo tempo que melhora a circulação cardiovascular...a tília tem uma maneira divinamente inspirada de abri-lo para a felicidade de sua verdadeira natureza multidimensional - a realidade maior da qual todos fazemos parte.”

- Robin Rose Bennett, The Gift Of Healing Herbs



Turma 2019 da Jornada das Lavandas na Provence e em frente a tília, a qual usei ontem para tomar banho.

P.S.: A tília tem uma ligação muito especial para mim. Desde que a conheci não consegui tira-la da cabeça. Fiquei encantada quando a vi pela primeira vez em Buenos Aires, por lá essas árvores são muito presentes na arborização. Depois disso, a Andrea Darco e eu fomos buscar uma casa na Provence para levar a turma para uma vivência em meio as lavandas e ervas aromáticas e ficamos muito propensas a alugar uma casa e pedimos um sinal de que era realmente a casa certa e quando fui pesquisar melhor seu nome 'Tilleul' descobrir que era tília em francês! Despois disso alugamos a casa e amamos. E a tília era o ponto focal e espiritual da casa, assim como os álamos. E ser chamada por ela nessa virada de ano foi muito especial e simbólico, mas o por quê vocês só descobrirão mais para frente ;)



Aproveito para lembrar que as inscrições estão abertas para a turma on-line de Doutrina das Assinaturas: A Linguagem das Plantas. Saiba mais aqui.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page