Assinaturas Botânicas da Tília




A erva que me escolheu para um banho de fim de ano foi a tília (Tilia × europaea), sim você leu certo, ela quem me chamou para isso...todos temos esse poder de percepção e conexão, basta querer perceber e abrir-se.


A tília, ou tilo, é uma árvore de médio porte e nativa da região do Mediterrâneo, principalmente da Provence. Suas folhas e flores são de uso amplamente conhecidas, reconhecidas e usadas pelos herbalistas e através de observarmos sua anatomia já conseguimos tirar diversas informações de seus usos para o físico e espírito.


As flores são pentâmeras, possuindo 5 pétalas e 5 sépalas, e, por conta disso, trabalham potencializando as sensações, sentidos e o sentimento de liberdade. Já seus estames (parte sexual masculina da flor) são numerosos e em forma de tufos trazendo uma assinatura de ação no sistema nervoso e isso pode ser comprovado pelas suas propriedades calmantes, ansiolíticas e nervinas.




As folhas em formato de coração dão dica de sua ação no sistema cardiovascular, principalmente para casos de arteriosclerose, angina e palpitações cardíacas. Emocionalmente, tem a capacidade de alegrar o coração, trazer elevação emocional e curar feridas.





“A tília abre o coração emocional e espiritual, ao mesmo tempo que melhora a circulação cardiovascular...a tília tem uma maneira divinamente inspirada de abri-lo para a felicidade de sua verdadeira natureza multidimensional - a realidade maior da qual todos fazemos parte.”

- Robin Rose Bennett, The Gift Of Healing Herbs



Turma 2019 da Jornada das Lavandas na Provence e em frente a tília, a qual usei ontem para tomar banho.

P.S.: A tília tem uma ligação muito especial para mim. Desde que a conheci não consegui tira-la da cabeça. Fiquei encantada quando a vi pela primeira vez em Buenos Aires, por lá essas árvores são muito presentes na arborização. Depois disso, a Andrea Darco e eu fomos buscar uma casa na Provence para levar a turma para uma vivência em meio as lavandas e ervas aromáticas e ficamos muito propensas a alugar uma casa e pedimos um sinal de que era realmente a casa certa e quando fui pesquisar melhor seu nome 'Tilleul' descobrir que era tília em francês! Despois disso alugamos a casa e amamos. E a tília era o ponto focal e espiritual da casa, assim como os álamos. E ser chamada por ela nessa virada de ano foi muito especial e simbólico, mas o por quê vocês só descobrirão mais para frente ;)



Aproveito para lembrar que de 03 a 11 de janeiro de 2021 as inscrições estão abertas para a turma on-line de Doutrina das Assinaturas: A Linguagem das Plantas. Saiba mais aqui.



#doutrinadasassinaturas #assinaturasbotanicas #linguagemdasplantas #teoriadasassinaturas #tilia #tilo #linden #tilleul #herbalismo #herbalismomagico

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br