Adubo de babosa

Atualizado: 18 de ago. de 2021



As babosas são plantas nativas de regiões desérticas, por isto apresentam mucilagens como uma forma de armazenar água durante a seca. Ao contrário do que muitos acham, não é um cacto. Existem diversas espécies, as mais conhecidas são Aloe vera e Aloe arborescens.


Elas são uma daquelas plantas que possuem múltiplas e distintas funções, confira.


Poderes medicinais

Uma das plantas mais importantes e conhecidas para tratar pele e cabelos. É usada há milênios na cura de ferimentos e reconstituição da pele, irritação nos olhos, queimaduras de sol e fogo. Seus compostos químicos conferem ação laxante, cicatrizante e hidratante.


Jardinagem

As folhas da babosa, com ou sem mucilagem, podem ser batidas com água e usadas para regar as plantas como um adubo líquido. São ricas em potássio, cálcio e micronutrientes. Excelente para acelerar floração e frutificação.


Cada 1L de água bata com 1 folha de babosa, com ou sem o gel. Essa é uma receita ótima para aproveitar as cascas após o uso da mucilagem.


Todos os tipos de plantas podem ser regadas com elas, tanto as da horta como as ornamentais. O intervalo de rega pode ser de 7 a 15 dias.


O importante é bater e usar de imediato.