top of page

Tinta Mágica de Cúrcuma




A época da colheita de cúrcuma (Curcuma longa) está chegando no Hemisfério Sul e quero propor uma arte botânica super divertida para você. Essa tinta mágica encanta adultos e crianças.


Fazê-la requer duas etapas, duas tintas na verdade, uma transparente que leva bicarbonato de sódio e outra tintória à base de cúrcuma. Para isto será necessário:



TINTA TRANSPARENTE:


100 ml de água


1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio



TINTA DE CÚRCUMA:


100 ml de álcool (qualquer teor alcoólico, pode deixar mais diluído, caso a criançada for brincar com a tinta)


1 colher (sopa) de cúrcuma em pó ou 2 colheres (sopa) de cúrcuma fresca ralada



Para fazer cada tinta basta misturar seus ingredientes em um pote (não misture as tintas e use um pincel para cada tinta quando for desenhar, caso contrário, não dará certo). A única diferença é que a tinta de cúrcuma é necessário aguardar 30 minutos e depois coar, a de bicarbonato não, fica pronta na hora e não precisa coar.


Para usar basta desenhar algo com a tinta transparente em um papel e deixar secar por completo o papel (esse é o grande truque!). Depois é só passar em cima a tinta de cúrcuma e todo o desenho irá aparecer magicamente.


Outra dica é, quando estiver passando a tinta de bicarbonato, não pegue o pozinho que fica no fundo do recipiente, quanto mais pó ir para o papel maior a probabilidade de todo os desenhos se espalhar quando passar a tinta de cúrcuma.


As tintas podem ser armazenadas, caso não use tudo de uma vez. Escolha um potinho de vidro para guardar cada uma e deixe dentro de um armário fechado.


Como tudo nessa vida que é bom, não é permanente, ou seja, com o tempo a tinta clareia.


Veja o vídeo do passo a passo abaixo:




E aí, gostou da dica? Tem muito, mas muito mais, no nosso Hortas e Saberes FLIX.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page