top of page

Série: Tipos de Jardins | Jardim Italiano




Seguimos nossa série sobre os tipos de jardins que existem dentro da jardinagem e hoje é dia de falar dos típicos jardins ITALIANOS. Lembrando-que, você pode ter, por exemplo, uma jardim tipicamente mediterrânico mesmo ser viver no Mediterrâneo. Nesta série, queremos trazer elementos que os caracterizam para que possa reproduzir em seu espaço.


Os jardins italianos são outro tipo que me identifico bastante também, ele tem certa liberdade de crescimento das plantas, mas já começamos ver elementos de topiaria (dar forma artificial as plantas através da poda).



São caracterizados por:


• Presença marcante de frutíferas, flores, principalmente as cítricas, estátuas, pérgolas, fontes e, as vezes, lago.


• Topiaria moderada;


• Presença de estruturas cimentadas, como vasos, estátuas e pérgulas – musgos são bem vindos;


• Maioria são plantas de sol pleno;


• Manutenção moderada.






Esse jardim das fotos acima é de San Niccolo, Firenze, quando fui à Itália em 2019. Eles representam bem os jardins italianos. Não é porque estamos na Itália que sempre veremos jardins tipicamente italianos, podemos estar por lá e visitarmos um jardim que possui características, por exemplo, dos típicos franceses.



Por aqui, já vimos os jardins INGLESES e agora os ITALIANOS. Logo logo tem mais, siga a hashtag #tiposdejardinshortasesaberes lá no Instagram para acompanhar todos.


Aprenda mais sobre jardins e horta no nosso curso Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas e Especiarias aqui.

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page