top of page

Quem foi a herbalista Maly Caran


Conheci o trabalho e história da Maly através das queridas amigas, mentoras e parceiras Silvia e Sabrina Jeha do Sabor de Fazenda, pois ela foi uma grande mentora para as meninas. Por isso, ela é tão especial para mim, foi mentora de minhas mentoras. Sinto que tenho um pedaço de sua paixão e conhecimento em mim.


Não a conheci pessoalmente, pois veio a falecer em 2012, um ano antes de eu entrar no campo das plantas. Apesar disso, sinto uma proximidade em nossas histórias na jornada do herbalismo. Ela era uma jornalista que acabou se mudando para uma casa em São Francisco Xavier, sendo que através desse novo espaço verde começou a plantar ervas aromáticas e plantas medicinais, o que despertou seu interesse para seus usos para o bem-estar e saúde. Ou seja, a jardinagem foi a porta de entrada para o herbalismo, assim como foi comigo em 2013, meu interesse inicial era só a horta, mas depois disso fui me aprofundando {e encantando} no universo das plantas medicinais e seus inúmeros preparos.


Em 1999, criou sua marca de produtos naturais para a beleza e saúde integral: Maly Caran Erva Viva, através da qual colocou no mundo suas receitas curativas. A marca existe até hoje, sendo tocada pelos filhos, é possível visitar fisicamente a encantadora loja no centrinho de São Francisco Xavier ou fazer seu pedido de produtos pelo site (https://www.malycaran.com.br/).


Maly inspirou muitos através de seus cursos, programas de televisão e reportagem sobre usos das plantas medicinais, tendo sido mentora de muitas outras pessoas importantes dentro das terapias alternativas, como Vera Fróes (herbalista atuante ainda hoje). Foi amiga de Léo Artese, o pai do xamanismos norte-americano no Brasil. Porém, na atualidade, poucas pessoas conhecem e reconhecem seu legado, muitos herbalistas atuais nunca ouviram falar dela. Por isso, faço esse post, para tentar marcar e eternizar um pouco seu legado. Conheça um pouco mais sobre sua história no seu site aqui.



Abaixo conto, em vídeo, um pouco mais sobre ela e sua marca de produtos:




249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page