top of page

Preparados do Herbalismo



O herbalismo é um estudo amplo e muito variável, mas que tem como ponto comum o uso das plantas medicinais. Como cada planta apresenta um tipo de poder terapêutico, de princípios ativos, os preparados que podemos fazer com elas também variam. Umas ficam melhores quando preparadas na forma de infusão ("chá"), já outras como extrato alcoólico e assim por diante.


Mas afinal quais são as potencialidades de preparados dentro do herbalismo? Os principais preparados básicos são:


- Chás, infusões e decocções: dizemos que este é o preparado mais valorizado e utilizado na prática do herbalismo. O consumo puro ou como base de outro preparado é sempre bem vindo.


- Extratos alcóolicos, outro preparado bem conhecido e quem segue a linha de tratamento natural já deve ter tomado, por exemplo, extrato/tintura de equinácea para potencializar a imunidade. Porém o consumo via oral não é a única forma de utilizá-los, podemos preparar cremes terapêuticos ou para a beleza, banhos, escalda-pés, banhos de assento, azeite aromatizado e muito muito mais.


- Vinagres medicinais, o mais conhecido é o fire cider, o qual é utilizado para tonificar o sistema digestório, melhorando o trabalho de todos os órgãos deste sistema. Com estes vinagres também conseguimos preparar algo para a limpeza da casa, para a beleza (como um xampu) ou até mesmo utilizar na culinária.


- Méis aromatizados, além de saborosos são excelentes para a saúde, auxiliando, principalmente, em quadros de gripes e resfriados. Com eles também podemos preparar algo na culinária do dia-a-dia ou até mesmo usá-los diretamente na pele para um tratamento de beleza, por exemplo.


- Óleos terapêuticos, o quais podem ser feitos com os mais variados tipos de óleos vegetais {prensados à frio} para elaboração de algo para olear o corpo e, por exemplo, equilibrar os doshas (Medicina Ayurvédica), mas também um óleo de massagem facial ou capilar ou para uso na culinária mesmo (fitogastronomia).


Este é um mundo sem fim e impossível de catalogar em um único post (por isto criamos o curso de Herbalismo), mas não podemos esquecer dos preparados tracionais que podemos fazer utilizando {ou não} os preparados básicos citados acima, são eles:


  • Inalação

  • Xarope

  • Cataplasma

  • Emplastro

  • Pomadas

  • Cremes

  • Banhos de assento

  • Banhos energéticos

  • Escalda-pés


Quer aprofundar-se nesta temática dos preparados botânicos do herbalismo? Inscreva-se na turma 2022 de Herbalismo aqui.




368 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page