top of page

Pomada de Alho

Atualizado: 27 de mar. de 2023


Hoje quero compartilhar com vocês uma pomada de alho muito conhecida e usada no herbalismo norte americano, a qual faz parte do nosso curso de Herbalismo e é muito simples e rápida. Em inglês, ela é conhecida como GOOT (Garlic Oil Ointment), uma tradução literal seria 'pomada de óleo de alho'. Suas propriedades são anti-infecciosa, fungicida, bactericida e antiparasitário e é muito utilizada para tratamento de resfriados, pneumonia e sinusite, principalmente de crianças e bebês devido sua segurança. Para essas questões pode ser passada no peito, sola dos pés ou sinos nasais. Também auxilia quadros de frieira nos pés ou outro quadro de bactérias e vírus na pele, basta passar na região afetada.


Ingredientes:

3 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem prensado a frio

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

3 colheres (sopa) de alho picado


Modo de preparo: em uma panela, leve o óleo de coco ao fogo (lume) baixo até derreter, será bem rápido. Após isto, adicione o azeite e misture bem. Desligue o fogo e adicione o alho. Não aqueça demais essa mistura, senão o alho perderá o efeito. Espere esfriar um pouco (não muito) e coloque para bater por 2 minutos em um mini processador ou moedor de café, use a velocidade máxima para emulsificar. Coe com uma peneira fina ou chinoy e envase em um vidro esterilizado e coloque na geladeira (frigorífico) por 1 hora antes de utilizar.


Use em até 2 semanas deixando sempre armazenado na geladeira (frigorífico). Quando for utilizar, deixe cerca de 30 minutos em temperatura ambiente para tirar o gelado da pomada.


Pelo amor, não jogue fora o resíduo do alho coado, use-o para refogar algum alimento ou para servir de pasta de alho para pães. Consuma em até 24 horas.


Inicie sua jornada no herbalismo com nosso curso Bê-a-bá do Herbalismo, saiba mais aqui.



9.891 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page