top of page

Para quê usar hidrolatos?


Seguindo nossa série #hidrolatoshortasesaberes, chegou o momento de conhecermos as potencialidades dos hidrolatos. Se não viu os textos anteriores, sugiro que leio-os antes, eles estão indicados logo abaixo nesta página ou clique na # acima.




Estes líquidos encantados possuem maior versatilidade de usos que os óleos essenciais, por conta de sua segurança de uso e de sua semelhança de densidade e viscosidade com a água. Ou seja, percebemos aqui uma possibilidade de uso....podemos substituir a água de uma receita por hidrolato, seja ele puro ou diluído, dependendo do tipo e do objetivo.


De uma maneira geral, podemos citar as principais potencialidades de utilização:

- Preparo de receitas culinárias, tanto puro quanto diluído, dependendo do objetivo e do tipo de hidrolato;


- Preparo de drinques alcóolicos ou não, sempre diluído;


- Uso terapêutico de acordo com as propriedades de cada espécie vegetal, puro ou diluído, dependendo do objetivo e do tipo de hidrolato;


- Manutenção das plantas da horta ou ornamentais, puro ou diluído, dependendo do objetivo e do tipo de hidrolato;


- Pele e cabelos, pulverizados puros e diretamente nestas áreas, seja para refrescar, hidratar ou tonificar.

- Ingrediente em composições de cosméticos naturais ou outros preparados naturais, geralmente puro, pois a composição de água nestes preparados já é bem reduzida;


- Banhos e escalda-pés energéticos, sempre diluído;



E muito muito mais! E você, como usa-os?




Quer aprender mais sobre como utilizar os hidrolatos no dia-a-dia, diluições, receitas, hidrolatos coringas e muito mais?


Venha participar da aula que teremos no dia 29 de setembro das 20h00 às 23h00 via Zoom. Essa turma será única, não teremos outra neste ano! Mais informações aqui.




145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page