top of page

O que é Calendário Biodinâmico?





Quem me acompanha nas redes sabe que uma hora ou outra alerto para a presença de dias não propícios para a jardinagem. Essa interpretação vem do Calendário Biodinâmico, o qual tem origem na Agricultura Biodinâmica.








Primeiramente, é importante falar o que é Agricultura Biodinâmica. Ela é uma linha de estudo desenvolvida a partir dos ensinamentos de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia e da pedagogia Waldorf. Nela as questões cósmicas estão muito presentes, sendo que as fases da Lua (Cheia, Nova, Crescente e Minguante), as passagens do Sol e da Lua pelas 12 Constelações e eventos cósmicos, como Eclipse, Perigeu, Apogeu são levados em conta no momento de manejar as plantas e até mesmo gados e abelhas, sim com ela é possível ter um apiário mais saudável, além de plantas.



Nela também temos o uso e preparação de diversos tipos de preparados naturais, como fungicida de cavalinha e o tônico para plantas de urtiga. Ou seja, esse é um tipo de cultivo natural e orgânico.



Dentro da Agricultura Biodinâmica, existe o Calendário Biodinâmico, criado por Maria Thun (1922 a 2012), uma cientista austríaca. O calendário desde sua criação até hoje é lançado anualmente de acordo com o estudo do céu ao longo do ano, existe um calendário para cada hemisfério e nele são indicados quais os dias bons para manejar folhas, frutos, raízes e flores, assim como dias bons para produção de mudas, adubação, semeadura, entre outros. Nele também é possível vermos os dias que não são benéficos para se mexer na horta, ou seja, o descanso do jardineiro.



Com esse estudo aprendemos que aceitar os ritmos da Natureza nos oferta ainda mais garantias e abundâncias. Você aí, aceita os ritmos da Natureza? Já imaginou ter plantas saudáveis independentemente da estação do ano?


Aprenda a interpretar o Calendário, assim como jardinar em parceria com os ciclos da Natureza no nosso curso Horta Orgânica de Ervas Medicinais e Aromáticas. Saiba mais aqui.






311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page