top of page

O que são nozes de saponária?

Quem começa a pensar {e estudar} em uma vida mais sustentável e compatível com a saúde da família e do planeta Terra já deve ter se deparado com as nozes de saponária. Esses são frutos da uma árvore Sapindus mukorossi, nativa da Índia até a Ásia Temperada e Indochina. Alguns chamam-na também de saponária, saboneteira ou planta-sabão.




A população local de onde é nativa começou a interessar-se pela planta quando percebeu que era uma árvore que não apresentava ataques de pragas ou doenças ao longo do ano e descobriu-se que era por conta das saponinas, uma substância inseticida natural, presentes, principalmente, em seus frutos. As saponinas são "detergentes" naturais, ou seja, são capazes de na presença de água saponificar a solução, ou seja, formar sabão. Por conta disso, seus frutos vêm sendo usados como sabão para lavagem de roupa, louça ou até mesmo produção de sabão líquido.


Como funciona na prática para lavagem de roupas?


Basta colocar em um saco de pano 20g de frutos, fechar o saco e colocar na máquina de lavar roupa normalmente. Não é necessário acrescentar nada além delas e da água. Ao fim da lavagem, basta retirar o saco, deixa-lo aberto para secar. É possível reutilizar cerca de 4 vezes cada fruto, porém se fizer uso de água quente essa rentabilidade diminui. Ou seja, uma embalagem que tenho por aqui que tem 200g poderá render até 40 lavagens.


Como ficam as roupas após a lavagem?

Apesar de não ser um sabão em barra, para mim, o aroma pós lavagem parece ao do sabão, porém mais suave. Percebo que esses frutinhos têm um poder de limpeza muito bom, porém se houverem manchas mais profundas o ideal é combinar com o uso do bicarbonato de sódio. As roupas ficam um aroma de limpeza e macias (não sinto nenhuma necessidade de colocar algo para amaciar). Porém, é possível pingar umas 4 gotas de óleo essencial de sua preferência nas nozes antes de coloca-las na máquina. Lembre-se apenas que o óleo essencial é volátil e se utilizar secadora ela irá embora rapidamente.


Quais são os benefícios dos frutos de saponária?

  • Não possuem substâncias nocivas à saúde humana, dos pets e do planeta, por isso são considerados hipoalergênicos e ideais para roupas de bebes e pessoas alérgicas.

  • São biodegradáveis, basta descarta-los na terra ou compostar

  • Na Europa, onde são encontradas com certa facilidade, são uma alternativa muito barata em substituição aos sabões convencionais.

  • Melhor opção para lavagem de tecidos de algodão, lã e seda, ou seja, naturais.


Esses frutos são a melhor opção de limpeza sustentável?

Não, se estivermos falando de Ocidente, pois os frutos à venda no comércio vêm do Paquistão, geralmente. Ou seja, deixam uma pegada não sustentável devido ao fato de ser transportados por longas distâncias e em transportes não ecológicos. Porém, se estivermos comparando um produto de limpeza convencional e essas frutos, certamente os frutos são a melhor opção.


Além de lavar roupa, o que é possível fazer com os frutos?

  • Produzir sabão líquido

  • Detergente de lavar louça

  • Xampu natural e repelente de insetos para cachorros e gatos

  • Limpador de vidros

  • Inseticida natural para plantas atacadas por pragas ou doenças

  • Repelente de insetos para humanos


Onde comprar esses frutos?

Bom, como disse anteriormente, atualmente esses frutos ainda são mais comuns na Europa, nunca vi os frutos a venda no Brasil (até encontrei em uma pesquisa rápida a venda na internet em lojas virtuais brasileiras, mas os valores certamente não valem a pena). Para quem estiver no Brasil, o ideal é comprar se estiver em uma viagem pela Europa (tendo etiqueta na embalagem, poderá levar na mala despachada). Para quem estiver em Portugal, encontra-se com facilidade em casas de produtos naturais, como Quintal Bioshop (Porto), Maria Granel (Lisboa) e Celeiro (diversas cidades).





É possível plantar essa espécie no Brasil ou em Portugal?

Nunca vi ou soube de alguém que tivesse Sapindus mukorossi plantada em seu quintal, afinal é uma planta que pode atingir 25 metros de altura. Porém, na região Amazônica planta-se a espécie Sapindus saponaria frequentemente para reflorestamento de áreas degradadas (1), a qual também tem poder saponificante em seus frutos. Todas as espécies do gênero Sapindus possuem a propriedade e podem ser utilizadas para esse fim, o gênero é encontrado naturalmente em regiões tropicais e temperadas do Hemisfério Norte e Sul, por isso acredito que possam sim serem cultivadas no Brasil e em Portugal. Em uma busca rápida no Google encontrei lojas que vendem as semente da "original" (não vou indicar ninguém, pois não os conheço).


É comestível?

Nãooo, os frutos da Sapindus mukorossi são tóxicos para consumo, usamos apenas externamente. Deixe os frutinhos longe de crianças e pets.



Por fim, uma reflexão...vimos que existem mais de uma espécie com potencial de uso como sabão vegetal natural, então porque não temos esses frutos a venda amplamente no comércio? Uma parte é que os sabões químicos são mais rentáveis para a indústria e, por outro lado, nós não não temos educação sustentável e não aplicamos em nossos lares essas ações e, com isso, também não cobramos uma mudança para que isso mude. Que tal começar agora? Não importa o que tenha por perto, pense e repense sobre seu consumo diário, ele é compatível com a saúde do planeta?




(1) Oliveira, Lucicléia Mendes de, et al. "Germinação e vigor de sementes de Sapindus saponaria L. submetidas a tratamentos pré-germinativos, temperaturas e substratos." Ciência Rural 42.4 (2012): 638-644.







1.537 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page