top of page

Faça Você Mesmo | Adubo de Resíduos Orgânicos




Mais um post da série Você pode Reciclar e Reutilizar seu Lixo Orgânico! Desta vez, a primeira dica, é para produzir um adubo seco e em pó, o qual poderá ser armazenado por longos meses, caso não use de imediato.


Para isso, precisará de resíduos secos de casca de banana, borra de café (só o resíduo do pó de café ou o resíduo + o papel) e casca de ovo, os dois primeiros ingredientes sempre coloco ao sol para secar, leva cerca de uma semana o primeiro e algumas horas o segundo. Já a casca de ovo, lavo e coloco no forninho a uma temperatura bem baixa, até ficar seco e fácil de triturar (uns 20 minutos).


Após secos, trituro cada um separadamente. Faço separadamente, pois meço uma parte (1 volume) de cada ingrediente triturado para depois misturá-los e dar origem ao adubo final. Após isso, está pronto para utilizar, use para adubar plantas de dentro de casa e de fora. Ele é ótimo para fazer florescer e frutificar.


É possível também fazer um adubo fresco (úmido) com esses ingredientes, basta colocar todos os ingredientes em um processador, triturar bem e terá como resultado um adubo pastoso, ideal para usar durante o plantio de uma muda, pois ficará no fundo do vaso e não atrairá moscas. Seu uso é imediato, não armazene.


Para saber mais sobre cada um destes dois adubos assista aos vídeos abaixo:


  • Adubo Seco



  • Adubo Fresco



Aprenda mais sobre Horta Orgânica para Plantas Medicinais e Temperos em nosso curso. Saiba mais aqui.



131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page