Confusões Botânicas: hortelãs maçã e portuguesa


De todas as aromáticas, as hortelãs são de longe o gênero mais confuso e mais hibridizável que temos...identificar uma espécie é praticamente uma missão impossível!


Vejam só, na foto temos duas hortelãs incrivelmente parecidas, a portuguesa e a maçã. Porém elas, provavelmente, são da mesma espécie Mentha suaveolens. Apesar de convergirem diversas características, como as folhas aveludadas e arredondadas, divergem em algumas. Por exemplo, a maçã tem um crescimento muito mais ramificado e seu aroma é de maçã (aquele aroma sintético de maçã mesmo 😁), já a portuguesa é também chamada de hortelã-abacaxi, por lembrar de leve esse aroma.


Existem diversas variedades de Mentha suaveolens além dessas, como a hortelã-variegata, a qual tem as folhas mescladas de branco e verde.


Ambas são deliciosas para fazermos suco, amo bater com melão, infusões ou na finalização de algum prato, porém são muito delicadas de aroma a temperatura alta tira seus óleos essenciais.


E aí, conhecia essas duas lindezas?



Descubra mais sobre confusões botânicas no curso Introdução ao Herbalismo aqui.


#hortelashortasesaberes#confusoesbotanicashortasesaberes#herbalismo#herbalista#herbologia#jardinagem#plantas#natureza#paisagismo#fitoterapia#plantasmedicinais#ervas#organicos#aherbalista

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo