top of page

Como Identificar as Plantas pelo Celular



Certamente a pergunta que mais ouvi na minha carreira de bióloga foi "Gabi, qual planta é esse?"...quem é biólogo, seja de qual área for, já passou inúmeras vezes por perguntas do tipo..."qual espécie é essa?". Então, quero compartilhar com vocês algumas dicas úteis na hora de tentarem {sozinhos} identificar uma planta.


Do ponto de vista botânico, temos duas estruturas básicas e muito importantes para a identificação de uma planta: flor e fruto. É, geralmente, com base nestas partes que os botânicos agrupam e classificam as plantas em família, gênero e espécie, por exemplo. Guarde essa informação, ela será importante mais para frente no nosso texto. Por exemplo, plantas da família botânica Lamiaceae possuem flores no formato de lábios, com as pétalas superiores menores que as inferiores. Podemos ver isso claramente na flor da sálvia (Salvia officinalis), alecrim (Salvia rosmarinus) e lavanda (Lavandula angustifolia).


Claro que não é apenas nessas estruturas que se baseiam uma identificação científica e classificação botânica, pode-se ter relação com a genética (genes) ou outras estruturas da planta. O que é importante analisar aqui é que folhas geralmente não são de grande peso em uma identificação, ou seja, somente através das folhas tentar encontrar a espécie em questão pode ser muito difícil e levar a grandes erros, pois o formato das folhas se repetem um muitas espécies diferentes, as quais podem não ter parentesco algum. Já olhando apenas as flores, por exemplo, conseguimos chegar muito mais perto de uma resposta certeira.


Mas como fazer essa identificação em casa, sem saber de botânica? Bom, hoje em dia existem inúmeros aplicativos (aplicações) que prometem identificar corretamente. A maioria, a meu ver, não faz isso bem. O grande problema é que para esse tipo de software ser bom ele tem que ter um enorme banco de dados de fotos e suas espécies botânicas relacionadas, ou seja, eles dependem que nós consumidores também ajudemos colocando fotos no sistema e falando qual planta é.



Pensando nisso, qual é o maior banco de dados da internet com relação à fotos? Google! Então praticamente os únicos aplicativos que vejo que dão certo são o Google Fotos (IOS) e Google Lens (Android), devido a sua riqueza de informações. A probabilidade de a identificação da planta ser a correta é alta {assim como tudo, está suscetível a erros}.







Para utilizar basta baixar o aplicativo no celular (telemóvel), abri-lo e escolher uma foto de planta da sua galeria para o aplicativo escanear (Google Fotos) ou tirar a foto/escanear a planta ao vivo com a câmera do aplicativo (Google Lens). Perceba que estes dois programas funcionam um pouco diferentes, quem tem Android poderá ter os dois, porém para IOS está liberado apenas o Google Fotos, ou seja, você tem que ter a foto da planta já na sua galeria de fotos para poder escaneá-la. Depois disso, o restante é parecido, irão aparecer sugestões do Google sobre o que é aquele "objeto" e basta você ir olhando as referências e ver qual corresponde melhor a planta em questão.


Esses aplicativos são muito simples, mas ainda requerem uma avaliação pessoal com relação ao resultado e, como citei anteriormente, uma planta com flores e/ou frutos será muito mais fácil de identificar do que uma planta com apenas folhas, assim como uma planta adulta será mais fácil do que uma em fase inicial de vida ou já toda seca, quase morrendo.



Dicas gerais para aumentar a probabilidade do resultado ser certo:


- Escolha fotografar/escanear plantas saudáveis e em fase adulta;


- Se possível, escolha planta que tenha flor ou/e fruto;


- Não tire foto/escaneie mais de uma planta no mesmo quadro, isso atrapalha a busca.


- Avalie os resultados apresentados na busca, nem sempre a primeira opção sugerida é a correta. Entre nos links, leia-os e veja se é compatível com a planta que tem por perto.



Em todos os meus cursos falo e ensino sobre identificação correta e botânica, vem conhece-los.



E aí, gostou da dica!? Teste por aí e me conta o que achou.


668 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page