Confusões Botânicas | Feijão-borboleta



Tenho percebido que muitas pessoas se confundirem quando fala-se em feijão-borboleta (Clitoria ternatea), aquela florzinha azul que é usada em infusões.


Sempre tem alguém que fala “ah aqui onde moro ela nasce espontaneamente, tem de todas as cores”...ops, se você mora no Brasil, essa planta que cresce por aí provavelmente não é a C. ternatea!


Por aqui (Brasil), temos diversas plantas da família botânica Fabaceae crescendo espontaneamente e algumas delas possuem flores bem parecidas com a Clitoria ternatea, por conta de serem da mesma família botânica, é isso gera uma confusão enorme. Porém a C. ternatea é nativa de parte de parte da África e Ásia.


A clássica planta, nativa e espontânea, confundida é a Centrosema brasilianum, a da foto acima. Porém existem outras que geram confusão, como as Centrosema virginianum e Centrosema pubescens...ou seja o gênero Centrosema spp. possui diversos representantes com flores similares ao feijão-borboleta....apesar disso, são plantas completamente diferentes. Quando falo de princípios ativos, usos, consumo, plantio, estou falando da C. ternatea e isso não vale para nenhuma outra similar em anatomia.




Clitoria ternatea (esquerda) e Centrosema brasilianum (direita).



Saber identificar uma planta corretamente é essencial para um herbalista.



Fique de olho aqui no blog, pois logo logo tem mais posts sobre confusões botânicas.


Conheça mais sobre o curso de Introdução ao Herbalismo aqui.


#confusoesbotanicashortasesaberes#confusoesbotanicas#herbalismo#herbologia#herbalism#herbalista#clitoriaternatea#cetrosemaspp#feijaoborboleta#flordafadaazul#ervilhaborbeta#butterflypeatea

                                                                                    São Paulo, SP - Brasil 

©Gabriela Pastro/Hortas e Saberes

                               contato@hortasesaberes.com.br