top of page

Como ter cabelos naturais e saudáveis

Muitos de nós começam a jornada da beleza natural através dos cabelos. Cuidar das madeixas com produtos naturais (no poo ou low poo) para muitos é o primeiro passo para um vida mais natural, incluindo escolhas sustentáveis e saudáveis para o corpo todo e para o planeta.


Pensando nisso, quero compartilhar algumas práticas que auxiliam nesse processos de adaptação.




Máscara de argila capilar: iniciantes na jornada natural terão na compressa de argila uma ótima alternativa para desintoxicar o couro cabeludo de anos de produtos químico. O processo não é rápido, muitos dizem que nosso corpo precisa de 1 a 2 anos para retirar toda substância sintética que foi acumulada ao longo da vida. Porém, nos primeiros meses, é interessante aplica-la uma vez por semana com auxílio de um pincel. Veja como fazer aqui. Esse é um ótimo procedimento para quem tem doenças capilares, como psoríase, casca, seborreia, entre outras.


Massagem capilar: outro coringa para a saúde dos cabelos e do corpo como um todo. Escolha um óleo vegetal mais compatível com seu tipo de pele e cabelo (se não sabe qual, comece com o óleo de coco) e use-o para massagear o couro cabeludo. O cabelo ficará bem oleoso e tudo bem, faça no fim do dia, durma assim e de manhã lave-o. Ideal para acalmar o corpo e a mente e também para oxigenar e hidratar o couro cabeludo.

Veja como fazer aqui.


Lavagem natural caseira: existem inúmeras formas de lavar o cabelo naturalmente e a melhor forma é aquela que você se adapta. Por isso, no começo, precisará trocar mais frequentemente de técnica. São boas opções para começar: sabão natural de coco, sabão de Marseille ou chá com uma colherada de bicarbonato de sódio.


Óleo de coco: um grande coringa para usar como 'creme para pentear" ou leave-in" natural. Essa é uma técnica diferente da massagem capilar, nela usamos muito pouco óleo e aquecemos ele com a fricção das mãos. Depois disso, basta passar nas pontas dos cabelos logo quando começarem a secar após uma lavagem. Veja como fazer aqui.


Hábitos naturais quererem que estejamos prontos para quebrarmos paradigmas. Por exemplo, é possível limpar os cabelos com algo que não forme espuma e é possível hidrata e limpa-los mesmo se o resultado final não estiver ligado a um aroma impregnante de "limpeza".


Aprenda mais sobre como transformar suas atividades diárias de beleza em algo natural, que faça bem para si e para o planeta, no nosso curso Beleza Natural com Ervas.











194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page