top of page

Como Fazer Lavagem Nasal

Atualizado: 30 de jun. de 2022



Lavagem nasal, uma técnica muito conhecida pela medicina Ayurveda que deveria fazer mais parte do dia-a-dia de todos, principalmente nos momentos mais secos do ano (seja no frio ou no calor).


A lavagem é ótima para limpar as narinas e combater e tratar sinusites e rinites. É possível fazê-la com a Lota, um equipamento ayurvédico, com uma seringa ou frasco específico comprado em farmácias. Prefiro usar a seringa (sem ponta e sem agulha é claro!), pois o impulso do jato ajuda a desobstruir em caso de muco enrijecido e parado.



O ideal é fazer com soro fisiológico, mas também é possível fazer com uma solução de água e sal a 0,9% de sal. Isso para não agredir as mucosas nasais. Gosto de amornar o líquido, assim também não há choque térmico e ajuda a liberar melhor o muco.


Com o líquido em mãos basta aplica-lo em uma narina por vez. O líquido tenderá a sair pela outra narina, por isso é útil inclinar a cabeça um pouco para o lado e para frente facilitar o fluxo (cuidado apenas para não enviar o fluxo de água para o ouvido). Se não sair pela outra narina, pode ser sinal que existe muito muco parado e precisa fazer o processo mais vezes ou que possui desvio de septo (algo normal na população).


Se usar seringa, escolha aquela que vede (tampe) totalmente a entrada da narina, assim fará um tampão de pressão para a água. Dar pressão na água ao entrar a narina não é obrigatório, visto que a Lota é apenas um jarro que derrama água, mas isso ajuda fisicamente na liberação do muco.


A lavagem pode ser feita todos os dias ou quando sentir necessidade. Quando faço, geralmente, limpo cada narina umas três vezes, sendo que cada borrifada contém aproximadamente 20ml do líquido. Crianças também podem fazê-la com auxílio dos pais, a seringa é bem útil nisso.



Essa tem sido minha salvação nesses últimos dias de sinusite, além das inalações (tem diversas dicas lá no canal do Telegram).


Quem aqui já faz a lavagem nasal?

219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page